Última das luas de Plutão é revelada – Kerberos

As imagens da pequena lua Kerberos tiradas pela New Horizon’s da NASA – que chegaram esta semana – completam o retrato da família de luas de Plutão.

Kerberos parece ser menor do que os cientistas esperavam e, contrária às previsões, tem uma superfície muito reflexiva. “Mais uma vez o sistema de Pluto nos surpreendeu”, disse o Cientista Hal Weaver da equipe do projeto New Horizons (Universidade de Física Aplicada Jhons Hopkins, Maryland). Um bocado de surpresas para um ex-planeta, hein?

Os novos dados, encaminhados da New Horizons na data de 20 de outubro, mostram que Kerberos parece ter um formato de dois lóbulos, sendo aproximadamente 8 quilômetros em seu lado maior e 5 quilômetros do outro. A equipe de ciência especula que o formato não-usual de Kerberos pode ter sido resultado da fusão de dois objetos menores. A capacidade de reflexão da superfície de Kerberos é similar à das outras luas de plutão (aproximadamente 50%) e sugere que, assim como as demais luas, Kerberos está coberta com gelo.

Antes do encontro da New Horizons com Plutão, os pesquisadores costumavam utilizar as imagens do Telecópio Hubble para “pesar” Kerberos através do cálculo de sua influência gravitacional nas luas vizinhas. Esta influência era surpreendentemente forte, considerando o tamanho de Kerberos. Eles teorizavam que Kerberos era relativamente grande e massiva, tendo pouco brilho apenas porque sua superfície seria coberta com algum material escuro. Mas, a pequena e brilhante Kerberos – agora revelada nas imagens – mostra que a ideia estava incorreta, por razões que ainda não compreendemos.

“Nossas previsões foram quase exatas com relação às outras luas, menos para Kerberos”, disse o Mark Showalter da equipe da News Horizons (Instituto SETI, California). Esperamos que estes novos resultados nos levem à um melhor entendimento do sistema de satélites de plutão.

Fonte: http://www.nasa.gov/feature/last-of-pluto-s-moons-mysterious-kerberos-revealed-by-new-horizons

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s