Voo rasante sobre Enceladus.

A Sonda Cassini começou a transmitir suas primeiras imagens da gélida lua geologicamente ativa de Saturno, Enceladus, adquiridas no dramático voo rasante na data de 28 de outubro de 2015, quando a sonda passou à aproximadamente 49km acima da região do polo sul da lua. A sonda irá continuar transmitindo os dados deste encontro nos próximos dias.

“As imagens estonteantes obtidas neste rasante da Cassini nos permitem dar uma boa espiada em Enceladus, mas a melhor parte da ciência ainda está por vir”, disse Linda Spilker, a cientista do projeto da missão no laboratório da JPL da NASA em Pasadena, Califórnia.

Pesquisadores em breve irão começar a estudar os dados dos instrumentos de análise de gás e detector de poeira da Cassini, que experimentaram diretamente da pluma de gás e partículas de gelo da lua. Estas análises provavelmente irão levar algumas semanas, mas irão nos prover importantes informações sobre a composição do oceano global sob a superfície de Enceladus e qualquer atividade hidrotérmica ocorrendo no fundo do oceano. O potencial para este tipo de atividade neste pequeno mundo oceânico fez de Enceladus um alvo primário para exploração futura em busca de ambientes habitáveis no sistema solar além da Terra.

As imagens aparecerão no site da missão Cassini:

http://saturn.jpl.nasa.gov/mission/flybys/enceladus20151028

A próxima e também ultima aproximação de Cassini à Enceladus ocorrerá em 19 de dezembro, quando a sonda irá medir a quantidade de calor vindo do interior da lua. O vôo ocorrerá à uma altitude de 4,999Km.

Informações adicionais e produtos multimídia para o rasante final da Cassini estão disponíveis em: http://solarsystem.nasa.gov/finalflybys

Para mais informações sobre a Cassini, visite: http://www.nasa.gov/cassini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s