A Corrida Espacial

Após a Segunda Guerra Mundial, os países mais ricos eram EUA (capitalista) e a URSS (socialista). Esses países de ideologias absolutamente divergentes, possuíam algo em comum, que era o desejo de dominar o mundo! Este momento da história ficou conhecido como Guerra Fria, e acabou por culminar na Corrida Espacial.

O ponto de partida da Corrida Espacial ocorreu em 1957, com o lançamento do satélite soviético Sputinik I, que não servia para nada.  E não parou por aí, cerca de um mês depois os soviéticos enviaram ao espaço a nave Sputinik II, que tinha como tripulante uma cadela. Sim, uma cadela chamada Laika.

Laika
Cadela Laika em treinamento .

Fato que chamou a atenção do mundo todo, pois muitos esperavam sua volta, mas o que eles não sabiam é que ela jamais voltaria, visto que a Sputnik II não havia sido projetada para retornar do espaço. Se Laika sobrevivesse, os cientistas praticariam a eutanásia, matando-a ainda em órbita.. Foi uma pena eles não terem enviado Josef Stalin em seu lugar! 😦

Os soviéticos continuavam saindo na frente e enviaram o primeiro humano ao espaço, seu nome era Yuri Gagarin.

yurigagarin

Ele realizou um voo orbital de 45 minutos a bordo da nave Vostok I.

 “A Terra é azul.” – Yuri Gagarin.

Os Estados Unidos estavam desesperados, e lançaram o primeiro satélite americano Explorer I, no dia 31 de janeiro de 1958.  Não demorou muito e também enviaram um homem ao espaço, cujo nome era Alan Shepard.

ishepard

Ele realizou um voo sub orbital, mas diferente do voo orbital automático de Gagarin, ele teve que assumir o controle manual da cápsula espacial por diversas vezes. Seu retorno do espaço e seu recolhimento no mar por helicópteros da marinha foi transmitido pela TV para milhões de pessoas em todo mundo. Ou seja, EUA sendo EUA! Se é que vocês me entendem, rs.

Neste momento, ambas potências almejavam alcançar a supremacia tecnológica na corrida espacial. O próximo passo era pisar na Lua!

Os soviéticos criaram o Programa Luna, que foi responsável por uma série de missões não tripuladas enviadas a Lua. Além de coletar amostras do solo lunar, também foi possível estudar sua composição química, gravidade, temperatura e radiação. Durante todo o programa foram enviadas cerca de 24 naves com sucesso. Aquelas que falhavam no lançamento, ou não alcançaram a órbita da Lua por qualquer motivo, não eram reconhecidos publicamente naquele tempo, e a elas não eram atribuídos números da série “Luna” de missões.  Havia também um programa mais amplo chamado Lunar L1, que se tivesse dado certo teria levado seus homens a Lua.

Enquanto isso os Estados Unidos investiam pesado em um programa que deu vida ao Projeto Apollo, que tinha como objetivo enviar homens ao solo lunar. Para evitar que os soviéticos fossem os primeiros a pisar na Lua, os estadunidenses que não eram nada bobos se aproveitaram da época de Natal e enviaram os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders a bordo da Apollo 8. Eles foram os primeiros a fazer uma viagem em torno da Lua com transmissão ao vivo direto do espaço para as TVs de todo o mundo, alcançando assim um grande número de pessoas visto que muitas famílias estavam reunidas por ocasião do Natal.

“Enquanto circundavam a Lua naquela noite de Natal, os três ocupantes da nave se revezaram na leitura dos dez primeiros versículos do livro do Gênesis, enquanto a câmera transmitia a imagem da Terra, em preto e branco.”

Todo este sucesso abriu caminho para a Apollo 11, tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins. Os olhos do mundo se voltaram para eles e para a missão que ficou marcada na história da humanidade, pois Armstrong e Aldrin caminharam sob o solo lunar por cerca de duas horas e quarenta e cinco minutos.

page

“É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.” – Neil Armstrong

Depois da Apollo 11 mais cinco expedições pousaram na Lua, e os soviéticos começaram a ficar para trás na Corrida Espacial.  O mais bacana disso tudo é que em Julho de 1975 a Corrida Espacial terminou com um projeto cooperativo entre as duas potências, chamado Apollo-Soyuz. A Corrida Espacial não foi só uma disputa ideológica por poder e influência no mundo, mas também uma época de muitas pesquisas e descobertas fundamentais para o desenvolvimento da educação e para conquistas tecnológicas importantes para a humanidade.

No link abaixo você terá acesso a mais de 11.000 imagens feitas durante as missões Apollo, entre 1961 e 1972.

http://www.apolloarchive.com/apollo_gallery.html

Fontes: Wikipedia/InfoEscola/NASA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s