Hubble captura imagem incrível do planeta Marte

No dia 12 de Maio de 2016, o planeta Marte estava a apenas 80 milhões de quilômetros da Terra. Isso é bastante próximo no que se refere a distâncias astronômicas.

A imagem revelada mostra detalhes incríveis. É possível observar crateras, calotas polares, e nuvens acima de uma paisagem viva, cor de ferrugem.

Marte Hubble Nasa new
Foto do planeta Marte tirada pelo Telescópio Espacial Hubble no dia 12 de maio de 2016. Créditos: NASA, ESA

No dia 22 de Maio, Sol e Marte estarão em lados exatamente opostos do nosso planeta. Neste dia Marte estará a uma distância de 76,28 milhões de quilômetros da Terra.  Mas a melhor notícia vem agora… Há 11 anos, Marte não chega tão próximo da Terra como acontecerá no dia 30 de Maio, pois neste dia ele estará a uma distância de 75,3 milhões de quilômetros. O que significa muito, mas muuiito perto de nós!

Você pode estar se perguntando, porque Marte demorou 11 anos para chegar tão pertinho assim? Bem, as aproximações bienais (a cada 2 anos) entre Marte e Terra não são todas iguais. A órbita de Marte em torno do Sol é marcadamente elíptica; as abordagens perto da Terra podem variar de 35 milhões a 63 milhões de milhas.

Elas ocorrem porque a órbita da Terra alcança a órbita de Marte, alinhando o Sol, a Terra e Marte em uma linha reta, de modo que Marte e o Sol estão em “oposição” ao lado da Terra. Este fenômeno é resultado da diferença de períodos orbitais, pois enquanto a Terra leva 365 dias para viajar uma vez em torno do Sol, Marte leva o equivalente a 687 dias terrestres para fazer sua viagem em torno de nossa estrela. Como resultado, a Terra faz quase duas órbitas completas no tempo que Marte leva para fazer apenas uma. Resultando na ocorrência de oposições de Marte a cada 26 meses.

Marte se torna especialmente fotogênico durante a oposição, porque pode ser visto totalmente iluminado pelo sol quando visto da Terra. Vamos aguardar, pois tudo indica que brevemente teremos novas imagens do planeta vermelho, e certamente elas estarão aqui para você conferir! 😉

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Hubble captura imagem incrível do planeta Marte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s