O Espirógrafo do Hubble

A nebulosa planetária IC 418 brilha como uma jóia multifacetada com padrões enigmáticos. O IC 418 fica a cerca de 2.000 anos-luz da Terra na direção da constelação Lebre (Lepus).

espirografo do hubble
IC  418 – Nebulosa Planetária – Crédito da foto: NASA e The Hubble Heritage Team (STScI / AURA); Reconhecimento: Dr. Raghvendra Sahai (JPL) e Dr. Arsen R. Hajian (USNO)

A imagem Hubble do IC 418 é mostrada com as cores adicionadas para representar os diferentes filtros de câmera usados ​​que isolam a luz de vários elementos químicos. O vermelho mostra a emissão de nitrogênio ionizado (o gás mais frio da nebulosa, localizado mais longe do núcleo quente), o verde mostra a emissão de hidrogênio e traços azuis a emissão de oxigênio ionizado (o gás mais quente, mais próximo da estrela central).

Você se lembra do Espirógrafo?

Talvez você não se lembre do que seja um Espirógrafo, até olhar a imagem abaixo:

maxresdefault
 O espirógrafo produz curvas matemáticas conhecidas como hipotroclóides e epitroclóides.

Com certeza já deve ter brincado com um desses, principalmente se for um veterano dos anos 90 assim como eu, hehe..

Brincadeiras à parte, esta imagem magnifica capturada pelo telescópio Hubble trata se de uma nebulosa planetária, ela representa o estágio final na evolução de uma estrela semelhante ao nosso sol.

A estrela no centro do IC 418 era um gigante vermelho alguns milhares de anos atrás, mas depois expulsou suas camadas externas para o espaço para formar a nebulosa, que agora se expandiu para um diâmetro de cerca de 0,1 ano-luz. O remanescente estelar no centro é o núcleo quente do gigante vermelho, do qual a radiação ultravioleta inunda o gás circundante, fazendo com que ele seja fluorescente. Nos próximos vários milhares de anos, a nebulosa se dispersará gradualmente no espaço, e então a estrela esfriará e desaparecerá por bilhões de anos como uma anã branca. Nosso próprio sol deve sofrer um destino semelhante, mas, felizmente, isso não ocorrerá até cerca de 5 bilhões de anos a partir de agora.

(Fonte: NASA.GOV)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s