Saber como os astronautas lidam com a quarentena pode lhe confortar ou até mesmo lhe tirar do tédio. Em ambas as situações poderá aprender um pouco mais! Vem comigo?!

HI-SEAS – O simulador de vida em Marte

Uma pequena colônia de Marte prosperou no Havaí, a muitos quilômetros da civilização.

original

Ao longo da encosta de um enorme vulcão chamado Mauna Loa, em uma pequena cúpula branca de 111 metros quadrados com pequenos quartos individuais para os membros da equipe – cozinha, laboratório e apenas um banheiro, 6 pessoas viviam uma simulação de como será a vida numa futura missão em Marte.

Eles prepararam refeições liofilizadas, tomaram banho de 30 segundos para economizar água e usavam trajes espaciais toda vez que saíam da cúpula. Para que tudo fosse verídico, foi aplicado um delay na comunicação entre os “tripulantes” e seus familiares. Eles esperaram 20 minutos para que seus e-mails chegassem e outros 20 minutos para responder. Às vezes, quando adormeciam, com nada além de silêncio em seus ouvidos, eles realmente acreditavam que estavam em Marte.

Confinamentos como estes são importantes para compreender os impactos psicológicos de uma viagem espacial de longa duração (Marte – 2 a 3 anos) e até mesmo traçar os perfis ideais ao selecionar os astronautas que irão compor a missão.

Risco biológico na Missão Apollo

Missões na Lua também desencadearam quarentenas. Havia uma grande preocupação quanto a possibilidade de haver contaminação em missões espaciais, tanto antes de partir quanto após o regresso ao planeta Terra.

O isolamento começou 21 dias antes do lançamento da Apollo 11 e todos os que tinham acesso aos tripulantes, inclusive familiares, tiveram que passar por monitoramentos médicos. Todo esse cuidado era para que em primeiro lugar os astronautas não contraíssem alguma doença antes do lançamento, e em segundo lugar,porque caso algum deles voltasse doente da Lua seria muito difícil convencer o mundo de que a causa da doença não tinha origem extraterrestre.

Durante este período surgia todo o tipo de discussão sobre uma possível contaminação. Os biólogos pensando em como defender a Terra de uma contaminação lunar, os  geólogos pensando em como proteger o material lunar da contaminação terrestre. Neste mesmo momento Michael Crichton lançou o romance “O enigma de Andrômeda

The scifi papers_ The source of inspiration - The Andromeda strain -___
O livro “O enigma de Andrômeda” aumentou ainda mais a pressão popular pela quarentena dos astronautas.

Como bem sabem a missão foi um sucesso, e mais uma vez os astronautas permaneceram confinados.

Durante a quarentena os familiares podiam fazer visitas, desde que estivessem por trás de uma parede de vidro. Todos os alimentos ou pacotes eram entregues através de uma câmara de ar comprimido. Nem mesmo o 39º aniversário de Armstrong fora poupado; ele comemorou e comeu seu bolo de aniversário atrás da janela de vidro enquanto família e amigos comemoravam do lado de fora.

Os astronautas podiam fazer exercícios na sala de ginástica, jogar pingue pongue e assistir televisão; mas nem tudo são flores..  Collins, impaciente, gritava: “Quero sair daqui!” Foram necessárias 3 semanas até que pudessem sair.

Apesar de não ser encontrado nenhum sinal de doença ou micro organismo extraterrestre, ficou definido que por medidas de segurança todas as missões futuras passariam pelo mesmo período rigoroso de quarentena.

Mulheres dos astronautas esperam que eles saiam da cabine de quarentena na base aérea de Ellington_
Mulheres dos astronautas esperam que eles saiam da cabine de quarentena na base aérea de Ellington.

No entanto, na missão Apollo 12 os testes não identificaram nenhum risco de contaminação e a quarentena durou apenas 36 horas.

A missão Apollo 13 se deu muito bem no quesito quarentena. Devido ao problema técnico que impediu a cápsula de pousar na Lua, não houve necessidade de manter os astronautas em quarentena. Eles escaparam! 😛

A missão Apollo 14 não teve a mesma “sorte” sobre a quarentena e os astronautas ficaram confinados por 15 dias até que os testes não indicassem risco de contaminação.

Após isso o pessoal já estava pra lá de cansado de colocar os astronautas de castigo e nenhuma outra missão pediu quarentena, além de ter ficado claro que não haveria risco de contaminação.

Confinamento na Estação Espacial Internacional – ISS

Temos dois casos de astronautas que passaram um longo tempo fora de nosso planeta:

Scott Kelly

scott kelly

O astronauta americano que passou 340 dias contínuos em uma missão espacial a bordo da Estação Espacial Internacional. Ele nos descreve sua experiência no livro Endurance – Um ano no espaço.

Christina Koch

christina koch

A astronauta americana bateu o record feminino de tempo no espaço, foram 328 dias ininterruptos durante missões a bordo da Estação Espacial Internacional.

Em seu twitter Christina compartilhou muitas de suas experiências, e eu espero realmente que em breve tenhamos um livro contando muito mais! Você pode ler um pouco mais sobre ela aqui 🙂

 

 

Homens e mulheres unidos por um bem comum sempre conseguem vencer os desafios que lhes são impostos! Nessa quarentena faça a sua parte tomando todas as medidas de prevenção e higiene contra o coronavírus – covid 19 e evite aglomerações ou passeios e encontros desnecessários.

 

A sua missão começou, faça a sua parte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s