SWAN – O cometa verde recém descoberto está se aproximando do Sol

Estou ansiosa para falar sobre esse acontecimento maravilhoso no ano de 2020: A descoberta de um cometa verde, brilhante, exibindo sua longa cauda de íons!

Conheça o cometa SWAN

Seu nome como o conhecemos é um acrônimo para a câmera Solar Wind Anisotropies do observatório SOHO da NASA. Oficialmente designado como C/2020 F8, o cometa foi descoberto por um astrônomo amador australiano chamado Michael Mattiazzo.

No dia 25 de março, Michael estava explorando as imagens da câmera quando foi surpreendido por uma repentina explosão de gás hidrogênio – algo que o instrumento SWAN do SOHO está particularmente bem adaptado para captar. Ao se aproximar do sol o gelo de água do núcleo do cometa evapora. A radiação ultravioleta solar divide as moléculas de água e os átomos de hidrogênio liberados brilham na luz ultravioleta, tornando se assim perceptíveis. 

michael mattiazzo
Cometa SWAN – imagem de: Michael Mattiazzo

Quando Michael o viu pela primeira vez, o cometa estava a 217 milhões de quilômetros do sol. Como sugere o título desse post, o cometa está se aproximando cada vez mais do sol, e atingirá o periélio no dia 27 de maio, podendo realizar uma aproximação de até 64,6 milhões de km. 

Será que o cometa SWAN já passou por nós outras vezes?

No início o cometa parecia estar viajando numa elipse muuuito alongada, com um período orbital de dezenas de milhões de anos. Mas agora foi percebido que o SWAN parece ser um novo cometa. Novos cometas, ou cometas que nunca haviam varrido o sol antes, viajam em órbitas parabólicas porque literalmente caem das profundezas do espaço em direção ao sol em uma linha reta, giram em torno do sol e são lançados de volta ao espaço.

Portanto, cometas em órbitas parabólicas nunca interagiram com o sol antes. Ainda longe do sol os elementos voláteis que o compõe como nitrogênio congelado, monóxido de carbono e dióxido de carbono evaporam ocasionando um rápido aumento de brilho. Mas, uma vez que esses materiais gelados acabam, o brilho do cometa diminui drasticamente. E isso é um pouco frustrante! 😦

Visibilidade

Não se esqueça que o cometa verde tem a cor da esperança..

Gerald Rhemann
Registro feito no dia 05 de Maio pelo astrofotografo Gerald Rhemann usando um astrógrafo ASA de 12 polegadas F3.6 com uma câmera FLI Microline KAF-16200

Em 24 de abril, o cometa brilhava com magnitude +7,2, o que é muito fraco para ser visto a olho nu e acessível apenas com binóculos ou telescópios. Cerca de 6 dias depois  o brilho do cometa aumentou mais de seis vezes, atingindo magnitude +5,2 o que o tornava fracamente visível em um céu escuro a olho nu.

Segundo as previsões, no periélio em 27 de maio espera se que o cometa atinja um pico de brilho de magnitude +3,5 ou quase tão brilhante quanto uma estrela de brilho médio.

Encontre o cometa verde

Até o início de junho, o cometa SWAN seguirá para o norte e leste da constelação Triangulum, até Perseu e entrará em Auriga no dia 1º de junho.

dia
Créditos: Space.com

Até o periélio em 24 de maio, se quiser encontrar o cometa terá que acordar antes das galinhas! Portanto, comece a procurar cerca de 60 a 70 minutos antes do nascer do sol. Seu punho fechado no comprimento do braço mede aproximadamente 10 graus. O cometa deve aparecer aproximadamente 10 graus acima do horizonte nordeste; provavelmente não é evidente imediatamente a olho nu, então será necessário o uso de um binóculos. Tente localizar algo com um brilho difuso e circular acompanhado por uma cauda fraca apontando para cima e para a direita.

noite
Créditos: Space.com

Do dia 25 de maio em diante não precisa mais madrugar, ainda bem né? Isso porque as melhores chances de ver o cometa serão no céu noturno. Cerca de 60 a 70 minutos após o pôr do sol, o cometa será posicionado cerca de 10 graus acima do horizonte norte-noroeste, com qualquer aparência de cauda apontando para cima e para a esquerda. Talvez sua melhor chance de vislumbrar o cometa SWAN seja na noite de 2 de junho, no canto inferior esquerdo da brilhante estrela amarela Capella.

Dadas as coordenadas e todos os detalhes que encontrei até o momento sobre o cometa verde, desejo a todos ótimas observações!

Deixem os seus comentários e sigam o blog nas redes sociais, qualquer imagem nova do cometa SWAN será divulgada por lá!

Créditos: SPACE.COM/NASA/ESA/SOHO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s