Momento histórico na exploração espacial – Missão Crew Dragon Demo 2

 

A Crew Dragon da SpaceX é uma espaçonave tripulada projetada para enviar astronautas em viagens de ida e volta à Estação Espacial Internacional da NASA.

nave

Em 2014, a NASA escolheu a SpaceX como uma das duas empresas (a Boeing era a outra) para enviar astronautas até a estação espacial. A Crew Dragon é uma versão tripulada da espaçonave Cargo Dragon da SpaceX, um veículo não pilotado que realiza vôos de reabastecimento para a estação espacial desde 2012. 

A Crew Dragon da SpaceX levará até quatro astronautas em viagens regulares de táxi espacial, mas a cápsula pode acomodar até sete pessoas ao todo. A espaçonave é lançada no espaço em um foguete Falcon 9, o booster da SpaceX.

Ambos os veículos são reutilizáveis, com a SpaceX pousando regularmente os primeiros estágios do Falcon 9 e voando depois. A SpaceX também reutilizou vários veículos de carga Dragon e pretende fazer o mesmo com o Crew Dragon. 

Ao contrário do Cargo Dragon, a espaçonave Crew Dragon possui um sistema de cancelamento de emergência projetado para separar a cápsula de seu foguete no caso de uma emergência de lançamento. A SpaceX demonstrou esse sistema em um teste bem-sucedido no início deste ano.

Quem será o comandante dessa missão tão importante?

Bob benhken e Doug Hurley – Créditos: NASA/Spacex

Por mais estranho que possa parecer, a Crew Dragon tem dois comandantes. 

A tripulação do Demo-2 são os astronautas veteranos da NASA Bob benhken e Doug Hurley. Behnken servirá como comandante de operações conjuntas da missão, enquanto Hurley é o comandante da espaçonave Crew Dragon. Os dois homens voaram para o espaço várias vezes. 

Como a espaçonave chegará até a Estação Espacial Internacional?

Na Demo-2, a Crew Dragon da SpaceX levará cerca de 19 horas para chegar à Estação Espacial Internacional.

Após a decolagem, a Crew Dragon levará cerca de 12 minutos para alcançar sua órbita inicial. A primeira etapa do foguete Falcon 9 retornará à Terra para pousar em um navio drone para reutilização futura. 

A Crew Dragon passará uma dúzia de horas perseguindo a estação espacial, elevando sua órbita gradualmente até a altitude de 400 quilômetros da Estação Espacial

Enquanto a Crew Dragon foi projetada para atracar-se autonomamente, Hurley assumirá o comando manual da espaçonave durante o encontro para testar os sistemas de voo do veículo. 

O pouso

Como sua contraparte desaparafusada, a espaçonave Crew Dragon está equipada com um escudo térmico e pára-quedas para retornar à Terra. 

Assim que um dia de pouso for identificado para a missão Demo-2, Behnken e Hurley levarão a espaçonave com itens que eles podem querer retornar à Terra e se prepararão para desencaixar. Em um dia de desencaixe, a Crew Dragon se afastará da estação e sairá lentamente da chamada “esfera de afastamento”, uma zona de segurança em torno da estação espacial.

A Crew Dragon retornará à Terra no dia seguinte. Antes da reentrada, a sonda lançará seu módulo de serviço atarracado (que contém suas matrizes solares e outros sistemas) e se posicionará como escudo térmico para mergulhar na atmosfera da Terra. 

Após a reentrada, a Crew Dragon implantará quatro paraquedas para diminuir ainda mais sua descida. A sonda irá afundar no Oceano Atlântico, na costa leste da Flórida, onde um navio de recuperação da SpaceX estará pronto para recuperar Behnken e Hurley dentro de uma hora após o pouso.

Aguardamos ansiosamente por esse momento que marca uma nova era para a exploração espacial onde empresas privadas enviam pessoas ao espaço, futuramente rumo a destinos muito mais interessantes como, por exemplo, a Lua e o planeta Marte!

 

Fontes: Space.com/NASA/SpaceX

Um comentário sobre “Momento histórico na exploração espacial – Missão Crew Dragon Demo 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s