5 coisas que você precisa saber sobre a Missão Mars 2020 Perseverance

Um dos assuntos mais comentados ultimamente é sobre a missão Mars 2020 da NASA que levará o rover Perseverance até o planeta vermelho. A data prevista para lançamento será dia 30 de Julho direto de Cabo Canaveral, Flórida.

Você sabe porque essa missão é tão importante? Vem comigo!

1 – Como surgiu o nome PERSEVERANCE?

Entre os 28 mil nomes enviados durante o concurso “Name the Rover” em que alunos do ensino fundamental e médio de todo EUA participaram, foi escolhido o nome Perseverance, enviado pelo aluno da 7ª série, Alex Mather, de Springfield, Virgínia.

O rover foi construído durante a quarentena, o que foi desafiador para toda a equipe. Pousar em solo marciano será apenas uma das tarefas desafiadoras que o rover precisará cumprir, pois ele trabalhará duro!

Não há nome mais propício e coerente do que perseverança – PERSEVERANCE!

2 – Objetivo da missão

O objetivo principal dessa missão é descobrir sinais de que a vida já existiu em Marte. Portanto, o rover Perseverance vai procurar sinais antigos de vida microbiana, caracterizar a geologia e o clima do planeta, e coletar amostras de rochas e sedimentos para enviar à Terra. Todas essas informações abrem caminho para a exploração espacial humana além da Lua.

3 – Local de pouso

O local escolhido para o pouso do rover Perseverance foi a cratera Jezero, justamente por ser um local promissor para encontrar moléculas orgânicas e outros sinais de vida microbiana.

cratera-jezero-nasa
Imagem da Cratera Jezero

 

A cratera Jezero possuí 45 quilômetros de largura e fica na margem oeste de Isidis Planitia, uma bacia gigante ao norte do equador marciano escavada há muito tempo quando uma rocha espacial atingiu a superfície. Em algum momento entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, em Jezero, um rio desaguou em um corpo de água do tamanho de Lake Tahoe.

4 – Instrumentos e Tecnologia  

O rover Perseverance é o primeiro veículo espacial que levará para Marte um sistema de coleta, que incluirá amostras promissoras de rochas e sedimentos para trazer à Terra em uma missão futura. Está aqui a deixa – teremos uma missão futura com o objetivo de  trazer as amostras \o/  uhull! 

perseverance capturando as rochas
Ilustração do Rover Perseverance coletando rochas no planeta Marte

NASA e ESA estão planejando como será feito o retorno dessas amostras. Elas são peças fundamentais para entendermos porque Terra e Marte acabaram se tornando tão diferentes.

instrumentos perseverance
Imagem mostrando detalhadamente os instrumentos do Rover Perseverance

Além disso, o Perseverance também possuí recursos que serão testados em solo marciano com a finalidade de ajudar os astronautas que serão enviados para lá futuramente. O MEDA é um desses recursos e ele fará medições climáticas, incluindo velocidade e direção do vento, temperatura e umidade, além de medir a quantidade e o tamanho das partículas de poeira na atmosfera do planeta. O MEDA fornecerá boletins meteorológicos diários e informações sobre os padrões de radiação e vento em Marte. O MOXIE é um outro recurso que tem como objetivo produzir oxigênio a partir da atmosfera de dióxido de carbono de Marte; algo inédito também e que se der certo contribuirá e muito para a exploração humana em Marte visto que assim os futuros astronautas poderão produzir oxigênio para propulsores de foguetes e utilizar o oxigênio para respirar.

5 – Você poderá acompanhar de perto

Esta missão conta com mais câmeras do que qualquer outra missão já realizada. Portanto, prepare se para imagens incríveis e muito detalhadas!

O veículo espacial Perseverance e outras partes da espaçonave Mars 2020 apresentam 23 câmeras. Elas ajudarão os engenheiros da NASA a montar uma visão em alta definição do processo de pouso depois que o veículo pousar com segurança em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021 (guarde esta data). 

O Perseverance carrega três chips de silicone com o nome de quase 11 milhões de pessoas que se inscreveram para viajar com a missão.

Clique no link abaixo para enviar o teu nome

https://mars.nasa.gov/participate/send-your-name/future

Eai, estão ansiosos?

carenagem perseverance
A carenagem de carga, ou cone de nariz, contendo o rover Mars 2020 Perseverance, fica no topo do transportador motorizado de carga que o levará ao Space Launch Complex 41 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. A imagem foi tirada em 7 de julho de 2020

Aguardem as novas publicações, espero compartilhar cada detalhe dessa missão com vocês!

Créditos: NASA/KSC/JPL-Caltech

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “5 coisas que você precisa saber sobre a Missão Mars 2020 Perseverance

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s