MARS 2020: 5 coisas que você precisa saber sobre o helicóptero Ingenuity da NASA

A missão MARS 2020 é sem dúvida uma das mais aguardadas por nós, que amamos astronomia e exploração espacial!

Além do rover Perseverance, sobre o qual já falei pra vocês aqui, também teremos um helicóptero que seguirá a caminho do planeta Marte e ele está fazendo essa viagem anexado na barriguinha do Perseverance, vocês tem noção?! rsrs…

Venham comigo que irei contar 5 coisas interessantes sobre o helicóptero Ingenuity da NASA!

1 – Demonstração de tecnologia

Este primeiro voo é apenas para uma demonstração de tecnologia. O Ingenuity possui quatro lâminas de fibra de carbono, dispostas em dois rotores que giram em direções opostas a cerca de 2.400 rpm – muitas vezes mais rápido que um helicóptero de passageiros na Terra. Também possui células solares inovadoras, baterias e outros componentes. O engenho não possui instrumentos científicos e é um experimento separado do rover Mars 2020 Perseverance.

2 – O ingenuity será a primeira aeronave a tentar o vôo controlado em outro planeta

A fina atmosfera de Marte dificulta a obtenção de sustentação suficiente para levantar voo de forma fácil. Como a atmosfera de Marte é 99% menos densa que a da Terra, o Ingenuity precisa ser leve, com pás do rotor muito maiores e que giram muito mais rápido do que seria necessário para um helicóptero da massa do Ingenuity na Terra.

Também pode ser um frio arrepiante na cratera Jezero, onde o rover perseverance aterrará com o helicóptero preso à barriga em fevereiro de 2021. As noites lá caem para menos de 90 graus Celsius. Embora a equipe tenha testado o helicóptero em temperaturas marcianas e acreditem que ele deva funcionar em Marte como pretendido, o frio forçará os limites de design de muitas partes da Ingenuity.

Além disso, os controladores de vôo da JPL não poderão controlar o helicóptero com um joystick. Atrasos na comunicação são uma parte inerente do trabalho com naves espaciais através de distâncias interplanetárias. Os comandos precisarão ser enviados com bastante antecedência, com os dados de engenharia retornando da espaçonave muito tempo após a realização de cada voo. Enquanto isso, o Ingenuity terá muita autonomia para tomar suas próprias decisões sobre como voar para um waypoint e se manter aquecido.

3 – De onde veio o nome Ingenuity

O aluno do ensino médio Vaneeza Rupani de Northport, Alabama, enviou o nome Ingenuity para o rover Mars 2020, antes de ser chamado de Perseverance, mas os funcionários da NASA reconheceram o envio como um excelente nome para o helicóptero, dado o pensamento criativo necessário para que o projeto saísse do papel, ou literalmente para que saísse do chão, rs.. 

“A engenhosidade e o brilho das pessoas que trabalham duro para superar os desafios das viagens interplanetárias são o que nos permite experimentar as maravilhas da exploração espacial”, escreveu Rupani. “A engenhosidade é o que permite às pessoas realizarem coisas incríveis”.

4 – O que irá definir o sucesso do Ingenuity

  • Sobreviver ao lançamento de Cabo Canaveral, ao cruzeiro para Marte e ao desembarque no Planeta Vermelho
  • Implantação segura na superfície da barriga do rover Perseverance
  • Aquecer se autonomamente durante as noites frias de Marte
  • Carregar se autonomamente com seu painel solar

Se todas as etapas acima forem concluídas com sucesso, o Ingenuity fará sua primeira tentativa de voo. Se o helicóptero tiver sucesso nesse primeiro voo, a equipe do Ingenuity tentará até quatro outros voos de teste dentro de uma janela de 30 dias marcianos (31 dias terrestres).

5 – O futuro da exploração de Marte

Se tudo correr bem, saberemos que temos a tecnologia necessária para voar na atmosfera marciana. Sendo assim, outros veículos voadores avançados poderão ser incluídos em futuras missões humanas e robóticas ao planeta Marte. Eles podem oferecer um ponto de vista único, não fornecido pelos orbitadores atuais no alto ou por rovers e landers no solo, fornecendo imagens de alta definição e reconhecimento para robôs ou humanos, além de permitir acesso a terrenos difíceis de alcançar pelos rovers.

Deixem os seus comentários e me sigam no Instagram @papo.astronomico

Todas as atualizações e melhores imagens da missão MARS 2020 serão postadas por lá! 

Fonte: NASA/JPL/Gray Hautaluoma / Alana Johnson

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s