Missão Crew-1 tudo o que você precisa saber

Após a bem sucedida missão teste Crew Dragon Demo-2, NASA e SpaceX estão prontas para sua primeira missão comercial operacional que levará quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional.

Você pode refrescar a memória no Resuminho da Missão Demo-2 que está abaixo, ou pular para “Missão Crew-1”

Um resuminho da missão Demo-2

No mês de maio de 2020, a Crew Dragon completou seu primeiro vôo tripulado em uma missão de teste chamada Demo-2. Os astronautas que participaram dessa missão foram Bob Behnken e Doug Hurley, e eles demonstraram que a cápsula Crew Dragon é totalmente segura para fazer a conexão Terra x Estação Espacial. Os astronautas permaneceram durante 2 meses a bordo da Estação Espacial Internacional e retornaram com sucesso! Desta forma a SpaceX tornou o vôo espacial humano possível aos Estados Unidos pela primeira vez em quase uma década, sendo assim a primeira empresa a levar a tripulação com sucesso para a Estação Espacial e traze los de volta.

Leia na íntegra clicando aqui

Missão Crew-1

A nave Crew Dragon será enviada ao espaço através de um foguete Falcon 9 novinho em folha. A Dragon fará uma viagem de aproximadamente 8 horas até o seu destino que é a Estação Espacial Internacional, onde os astronautas devem permanecer por 6 meses.

A decolagem está prevista para o dia 15 de Novembro de 2020 ás 21:27hs horário de Brasília do histórico PAD 39A do Kennedy Space Center, mesma plataforma de onde partiram as missões Apollo. A nave Crew Dragon está programada para atracar na estação espacial por volta das 23h de segunda-feira, 16 de novembro.

Foguete Falcon 9 e nave Crew Dragon no PAD 39A do Kennedy Space Center – Créditos: SpaceX

A Crew-1 será a primeira tripulação com 4 astronautas em uma nave Crew Dragon, essa primeira experiência mostrará quais os ajustes necessários que a NASA e a SpaceX ainda podem fazer pelas próximas equipes de astronautas.

A tripulação da missão Crew-1

Créditos: NASA

Estarão a bordo da nave Crew Dragon o comandante da tripulação Michael Hopkins, o piloto Victor Glover, a Especialista da Missão Shannon Walker e o Especialista da Missão da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), Soichi Noguchi.

Mike Hopkins

Astronauta Mike Hopkins – Créditos: NASA

Além de astronauta, Hopkins também é coronel da Força Aérea dos EUA. Ele foi selecionado pela NASA em 2009 e sua primeira missão no espaço foi a Expedição 37/38 de 2013-14. Ele passou 166 dias no espaço e acumulou 12 horas e 58 minutos de experiência de caminhada no espaço, segundo a NASA.

Antes da NASA, Hopkins testou tecnologias avançadas de sistemas espaciais e várias aeronaves (aviões C-17 e C-30, por exemplo). Suas obrigações e educação o levaram a locais como Cold Lake, Alberta e Parma, Itália. No ano anterior à data em que a NASA o escolheu como astronauta, Hopkins serviu como assistente especial do vice-presidente da Junta de Chefes de Estado-Maior.

“FAZ PARTE DA MINHA ROTINA DIÁRIA, SE VOCÊ QUISER. ESPERO PODER ENCORAJAR CRIANÇAS, ATÉ MESMO ADULTOS, PESSOAS DE TODAS AS IDADES A SAÍREM E SE EXERCITAREM E, AO MESMO TEMPO, SE PUDERMOS DESPERTAR SEU INTERESSE NO VOO ESPACIAL TAMBÉM, ISSO É UM BÔNUS DUPLO. “

Hopkins participou da campanha “Treine como um astronauta” antes e durante seu primeiro vôo, onde a NASA e Hopkins juntos demonstraram a aptidão do astronauta para o público.

Victor Glover

Victor Glover – Créditos: NASA

Glover, que também é comandante da Marinha dos Estados Unidos, foi escolhido como astronauta em 2013. Uma das partes mais marcantes de seu processo seletivo de que falou foi compor uma limerick, que ele costumava brincar sobre procedimentos médicos a que os astronautas devem se submeter para voos espaciais. 

‘Olhos fixos, olhando para o espaço
Minha mente temerosa pela raça humana
Isso tudo é estonteante para mim
Porque eu dei tanto sangue e xixi
Feliz por estar aqui, vice o lugar da colonoscopia. “

A Crew-1 será o primeiro vôo espacial de Glover, mas ele é um piloto altamente experiente. Segundo a NASA ele acumulou mais de 3.000 horas de vôo em 40 aeronaves. Ele também pousou em navios porta-aviões 400 vezes e participou de 24 missões de combate. A experiência de Glover inclui servir como piloto de teste e, pouco antes de ser selecionado pela NASA, ele foi deputado legislativo no Senado dos EUA.

“Lembre-se de quem está fazendo o espaço. As pessoas estão” Ao abordarmos condições climáticas extremas e doenças pandêmicas, entenderemos e superaremos o racismo e a intolerância para que possamos trabalhar juntos com segurança e espaço. 

Obrigado por perguntar. “

No início deste ano, Glover falou nas redes sociais sobre injustiça racial.

Shannon Walker

Shennon Walker – Créditos: NASA

Ela é Ph.D. e trabalhou para o programa de voos espaciais da NASA por quase 20 anos antes de ser selecionada como astronauta em 2004. Seu primeiro emprego depois da faculdade, em 1987, foi trabalhar no Johnson Space Center da NASA como controladora de voo da robótica durante o programa do ônibus espacial. Sua primeira missão no espaço foi em 2010, durante a Expedição 24/25, onde Walker passou 163 dias no espaço.

A experiência de Walker antes de ser selecionada como astronauta inclui o trabalho em várias missões do ônibus espacial, estudando a interação do vento solar com a atmosfera de Vênus durante a licença como estudante de graduação e assumindo várias funções na NASA relacionadas à Estação Espacial Internacional (incluindo tempo em Moscou, Rússia). Walker comandou a missão subaquática de Operações de Missão de Meio Ambiente Extremo (NEEMO) 15 da NASA para estudar as operações de missão em potencial em asteroides .

“Earl parece bonito daqui de cima. Mas sabemos que existe um grande potencial de destruição associado a ele, sob as nuvens, que não podemos ver.” 

Os destaques da missão de Walker em 2010 incluíram juntar-se ao maior contingente de mulheres (quatro mulheres) no espaço ao mesmo tempo, voar o relógio da aviadora pioneira Amelia Earhart no espaço e comentar sobre a visualização do poder do furacão Earl em órbita durante observações que astronautas da NASA fazem para ajudar meteorologistas.

Soichi Noguchi

Soichi Noguchi (JAXA) – Créditos: NASA

Noguchi, que também é Ph.D., já encarou por duas vezes a viagem ao espaço. Ele foi selecionado como candidato a astronauta pela Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial do Japão em maio de 1996.

“Quando eu era um calouro do ensino médio, vi o primeiro ônibus espacial, STS-1, aparecer na televisão e pensei: ‘Uau, essa é uma ótima carreira, ótima profissão; me pergunto se algum dia poderei ser como um viajante do espaço. Naquela época, não tínhamos nenhum programa espacial tripulado japonês, não havia nenhum astronauta japonês. Eu estava apenas buscando uma carreira em engenharia espacial e ciências espaciais e tive a sorte de ser selecionado como um dos japoneses candidatos a astronautas. “

A primeira missão de Noguchi foi a missão do ônibus espacial STS-114 de “retorno ao vôo” em 2005, que ocorreu após o desastre fatal do Columbia em 2003 . Noguchi realizou três caminhadas espaciais durante sua missão no ônibus espacial, que durou quase duas semanas no espaço. Ele passou mais 163 dias no espaço durante a Expedição 22/23 em 2009-10, durante a qual se encontrou com o colega astronauta japonês Naoko Yamazaki da missão STS-131. Foi a primeira vez que dois astronautas japoneses trabalharam juntos no espaço. Noguchi também participou do SEATEST II subaquático (Analógico do Ambiente Espacial para Testar Sistemas EVA e Treinamento) em 2013.

Resilience

Os quatro astronautas deram um apelido carinhoso à nave Crew Dragon: Resilience. Seu significado é apropriado, pois trata de funcionar bem em tempos de estresse ou superar adversidades.

Nave Crew Dragon (resilience) – Créditos: Greg Scott

Hopkins, o comandante da missão, explicou que o nome Resilience reflete os desafios que o ano em curso apresenta, não apenas para sua tripulação ou as equipes da SpaceX e da NASA, mas para todo o país e o mundo.

Créditos: NASA/SpaceX/Space.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s