Estranha rocha encontrada em Marte é perfurada a laser pelo rover Perseverance da NASA

Essa estranha rocha esverdeada tem cerca de 15 cm e foi encontrada pelo rover Perseverance no dia 31 de Março de 2021. Foram levantadas muitas hipóteses sobre o que seria de fato essa rocha. “Poderia ser um pedaço de Marte lançado na área de um evento de impacto muito amplo? É um meteorito? Ou outra coisa?” – declarou um Tweet do @NASAPersevere

Rocha encontrada pelo rover Perseverance em Marte – Créditos: NASA

Ao aproximarmos a imagem da rocha esverdeada é possível observar a fileira de marcas de laser feita pelo rover Perseverance

Marcas de laser feitas pelo rover Perseverance na rocha encontrada em Marte – Créditos: NASA

O laser é parte do instrumento SuperCam. Os cientistas esperam que, com o tempo, o laser nos dê mais informações sobre a composição da rocha estranha, o que pode dizer aos cientistas se ela se formou no local ou foi transportada para lá por algum processo. Se não se formou em sua localização atual, a água pode ter a levado para a cratera de Jezero ou pode ser um meteorito como o que o rover Curiosity encontrou em 2014.

O rover Perseverance é a peça central da missão Mars 2020 da NASA. O veículo espacial do tamanho de um carro começou seu trabalho no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro, explorando a cratera de Jezero em busca de sinais de vida antiga. A cratera costumava ter um lago profundo e um delta de rio, proporcionando muitos ambientes interessantes para o Perseverance explorar. O rover então armazenará em cache as amostras mais promissoras para uma possível missão de retorno de amostra no final da década.

O Perseverance tem sete instrumentos científicos a bordo. O SuperCam fica no topo do mastro do Perseverance e pode disparar laser para atingir rochas a até 7 metros de distância do rover. Cada feixe de laser cria uma nuvem de rocha vaporizada, cuja composição pode ser analisada pelas câmeras e espectrômetros do SuperCam. 

A primeira atividade do SuperCam em Marte foi em 2 de março, quando disparou contra um alvo chamado Máaz, a palavra Navajo para Marte (a nação Navajo está trabalhando em consulta com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para selecionar nomes apropriados para usar em Marte.)

Esta imagem mostra uma visão de perto do alvo da rocha chamado “Máaz” do instrumento SuperCam no rover Perseverance Mars da NASA. 
Ela foi tirada pelo Remote Micro-Imager (RMI) da SuperCam. 
Créditos: NASA / JPL-Caltech / LANL / CNES / CNRS

Neste áudio é possível ouvir os sons de zapping do laser impactando um alvo de rocha 30 vezes a uma distância de cerca de 3 metros. Alguns zaps soam ligeiramente mais altos do que outros, fornecendo informações sobre a estrutura física dos alvos, como sua dureza relativa.

Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia , incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrindo caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos (rochas quebradas e poeira).

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Europeia), pretendem enviar espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

Fontes: Nasa.gov/Space.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s