O progresso do helicóptero Ingenuity da NASA

Diante do grande desafio de realizar o primeiro voo em outro planeta, os olhos da Terra se voltaram para o planeta Marte torcendo para que tudo corresse conforme o planejado.

Dentro de nossa imaginação o helicóptero Ingenuity já estava voando, daria tudo certo! Ansiávamos pelas imagens do feito histórico enquanto os adiamentos eram anunciados pela NASA.

O primeiro voo

19 de Abril de 2021, seria um dia como todos os outros, exceto se você estivesse aguardando pelo voo do helicóptero Ingenuity em Marte.

Imagens do primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte – Créditos: NASA JPL
Sombra do helicóptero Ingenuity pairando sobre Marte – Créditos: NASA JPL

O helicóptero da NASA decolou, subiu cerca de 3 metros acima do solo, pairou no ar por 39,1 segundos, completou uma curva e depois pousou.

A importância deste feito:

O primeiro voo com motor na atmosfera extremamente fina de Marte e, de fato, o primeiro voo desse tipo em qualquer mundo além da Terra. 

O segundo voo

22 de Abril de 2021, você já estava surpreso com o voo do helicóptero Ingenuity. Mas o que era bom certamente ficaria melhor!

Com duração de 51,9 segundos, o voo adicionou vários novos desafios ao primeiro, que ocorreu em 19 de abril, incluindo uma altitude máxima maior, maior duração e movimento lateral.

Segundo voo do helicóptero Ingenuity em Marte – Imagens capturadas pelo Mastcam-Z do Rover Perseverance – Créditos: NASA JPL
Imagem feita pelo helicóptero Ingenuity durante o seu segundo voo – Créditos NASA JPL

Dessa vez o Ingenuity subiu 5 metros. Depois que o helicóptero pairou brevemente, seu sistema de controle de voo realizou uma ligeira inclinação (5 graus), permitindo que parte do impulso dos rotores em contra rotação acelerassem a nave lateralmente por 2 metros.

A importância deste feito:

Cada segundo de cada voo fornece uma abundância de dados em voo de Marte para comparação com a modelagem, simulações e testes realizados aqui na Terra. E a NASA também ganha sua primeira experiência prática operando um helicóptero remotamente em Marte. Esses conjuntos de dados serão inestimáveis ​​para futuras missões a Marte em potencial, que podem recrutar helicópteros da próxima geração para adicionar uma dimensão aérea às suas explorações.

O próximo voo

A equipe do Ingenuity tem como meta o início da manhã de domingo, 25 de abril, para o voo número três. O plano de voo prevê que o Ingenuity chegará a cerca de 5 metros acima do fundo da cratera Jezero de Marte, viaje um total de 100 metros e permaneça no ar por 80 segundos.

Os dados e as fotos devem começar a chegar à Terra por volta das 11:16h da manhã de domingo.

Ingenuity é uma demonstração de tecnologia projetada para mostrar que veículos aéreos podem operar em Marte. O helicóptero pousou com Perseverance em 18 de fevereiro e saiu do rover em 3 de abril para se preparar para sua campanha de voo de um mês, que termina no início de maio. A equipe do helicóptero Ingenuity pretende fazer um total de cinco voos durante esse período, sendo cada um mais ambicioso que o anterior.

Créditos: Nasa JPL/Space.com

Um comentário sobre “O progresso do helicóptero Ingenuity da NASA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s