Zhurong: O rover marciano da China

A China nomeou seu primeiro rover marciano de “Zhurong” em homenagem a um antigo deus do fogo, antes de uma tentativa de pouso no planeta Marte em maio de 2021.

O nome do rover chinês foi revelado pela CNSA (Administração Espacial Nacional da China) no dia 24 de Abril.

A palavra Marte em chinês é “Huoxing”, que significa “estrela do fogo”. Pretensiosamente, o nome “Zhurong” ou deus do fogo foi escolhido dentre dez nomes em uma votação pública que começou em janeiro. Obviamente que uma escolha tão importante como esta não ficaria somente a cargo do público, mas foi também apoiada por um painel de especialistas e pelo próprio CNSA.

Com cerca de 240 quilos, o rover chinês Zhurong é movido a energia solar e faz parte da missão Tianwen-1, que foi lançada em julho de 2020 e chegou à órbita de Marte em fevereiro.

O orbitador Tianwen-1 tem coletado imagens de alta resolução do local de pouso do rover Zhurong, em Utopia Planitia. A tentativa de pouso está prevista para meados de maio, de acordo com um cientista espacial sênior da China.

O que esperar do rover Zhurong

Uma vez em Marte, a plataforma de pouso estenderá uma rampa, permitindo que o rover role suavemente sobre a superfície. O rover chinês Zhurong poderá se comunicar diretamente com a Terra ou usar seu orbitador para retransmissão de dados em alta velocidade. O orbitador tem seu próprio conjunto de instrumentos científicos para estudar Marte, incluindo uma câmera de alta resolução que deve produzir imagens impressionantes pelas quais devemos torcer para o Partido Comunista Chinês liberar publicamente. 

Ilustração artística do rover chinês Tianwen-1 Mars, que foi batizado de “Zhurong”, no Planeta Vermelho. 
Zhurong deve pousar em meados de maio de 2021. (Crédito da imagem: CNSA / CLEP)

O rover terá câmeras, instrumentos para estudar o clima e a geologia de Marte e até mesmo um instrumento para destruir rochas e registrar as assinaturas químicas resultantes – exatamente como os rovers Curiosity e Perseverance da NASA. O radar móvel funciona disparando ondas de rádio na superfície e medindo os tempos de reflexão, permitindo que os cientistas na Terra montem um mapa 3D do que está por baixo. 

Créditos: Space.com/Planetary.org

Um comentário sobre “Zhurong: O rover marciano da China

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s