O helicóptero Ingenuity da NASA pousa em um novo campo de aviação após o 5º vôo

Agora o helicóptero Ingenuity, da NASA, está explorando um novo campo de aviação no Planeta Vermelho.

Ele fez seu quinto voo marciano no dia 7 de maio, decolando do chão da cratera Jezero. O helicóptero de 1,8 kg subiu a uma altitude de 5 metros e navegou ao sul por 129 metros, seguindo o mesmo caminho que tomou na semana passada em seu quarto voo, disseram funcionários da NASA.

Mas, ao contrário de seus últimos voos, essa viagem foi só de ida. Depois de chegar ao seu destino, o helicóptero Ingenuity subiu 10 metros, duas vezes mais alto no céu marciano do que das outras vezes – tirou algumas fotos e pousou em um novo lugar, concluindo um voo de 108 segundos e embarcando em um nova jornada de exploração.

Esta imagem foi capturada após o pouso do helicóptero Ingenuity da NASA em 7 de maio de 2021, pelo imager Mastcam-Z no Perseverance Rover após o quinto voo do helicóptero, que terminou em um novo campo de aviação. (Créditos da imagem: NASA / JPL-Caltech / ASU / MSSS)

O helicóptero Ingenuity pousou com o rover Perseverance da NASA dentro da cratera Jezero no dia 18 de fevereiro. O helicóptero movido a energia solar foi lançado da barriga do rover em 3 de abril, iniciando uma campanha de voo projetada para demonstrar que a exploração aérea é possível em Marte.

Essa campanha deveria terminar após 30 dias e realizar no máximo cinco voos. Mas o Ingenuity teve um desempenho tão bom e permanece tão saudável que a NASA resolveu estender a sua missão.

A Nova Missão do Ingenuity

O Ingenuity mostrará a capacidade do helicóptero de servir como batedores para os rovers de Marte. O novo campo de aviação fica ao longo da travessia planejada do Perseverance, então as fotos do helicóptero em voo podem ajudar a equipe do rover a escolher a rota mais eficiente e, talvez, identificar alvos rochosos interessantes para investigar.

Manter os dois robôs relativamente próximos também é uma necessidade logística. O Ingenuity, cujo corpo tem o tamanho de uma caixa de lenços de papel, não pode falar diretamente com seus manipuladores na Terra; as comunicações de e para o helicóptero devem passar pelo Perseverance.

Além de servir como estação retransmissora, o rover vem documentando os voos históricos do Ingenuity, capturando vídeo e, no voo número quatro rolou até áudio do helicóptero em ação. Ouça:

Mas o Perseverance logo começará a se concentrar seriamente em sua própria missão científica, que envolve a busca por sinais de vida antiga em Marte e a coleta e armazenamento de dezenas de amostras para um futuro retorno à Terra

Créditos: NASA/Space.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s