NASA anuncia 2 novas missões para estudar o planeta Vênus

Imagine um mundo infernal… sua superfície coberta por lavas e composta principalmente de dióxido de carbono e ácido sulfúrico formando densas nuvens amareladas que prendem o calor, causando um efeito estufa descontrolado, elevando sua temperatura a 482ºC. Este mundo se chama Vênus!

Imagem da sonda espacial Magellan – Três crateras de impacto são exibidas nesta vista em perspectiva tridimensional da superfície de Vênus. 
Crédito: NASA / JPL-Caltech

A NASA anunciou na quarta feira, 02 de Junho, durante o discurso do administrador Bill Nelson, que enviará duas novas missões a Vênus para aprender mais sobre como a atmosfera do planeta se tornou tão hostil ao longo de sua história. As duas missões, chamadas DAVINCI + e VERITAS, foram escolhidas com base em seu potencial valor científico e na viabilidade de seus planos de desenvolvimento. 

Administrador da NASA, Sen. Bill Nelson Crédito da foto: (NASA / Bill Ingalls)

Essas duas missões fazem parte do Programa Discovery da NASA e são limitadas a 500 milhões de dólares, isso sem contar os custos do veículo de lançamento e das operações da missão. Ambas as novas missões ao planeta Vênus serão lançadas entre 2028 e 2030 e levarão demonstrações de tecnologia, bem como seus principais componentes científicos.

“Esperamos que essas missões aumentem nossa compreensão de como a Terra evoluiu e por que ela é habitável atualmente, enquanto outros em nosso sistema solar não são”

Bill Nelson

DAVINCI +

(Investigação de Vênus em atmosfera profunda de gases nobres, química e imagem)

O DAVINCI + medirá a composição da atmosfera de Vênus para entender como ela se formou e evoluiu, bem como determinar se o planeta já teve um oceano. A missão consiste em uma esfera que mergulhará na espessa atmosfera do planeta, fazendo medições precisas de gases nobres e outros elementos para entender porque a atmosfera de Vênus é uma estufa descontrolada em comparação com a da Terra.

Além disso, o DAVINCI + retornará as primeiras imagens de alta resolução das características geológicas únicas de Vênus conhecidas como “tesselas”, que podem ser comparáveis ​​aos continentes da Terra, sugerindo que Vênus tem placas tectônicas. Esta seria a primeira missão liderada pelos Estados Unidos à atmosfera de Vênus desde 1978, e os resultados do DAVINCI + poderiam remodelar nossa compreensão da formação de planetas terrestres em nosso sistema solar e além. 

VERITAS

(Emissividade de Vênus, Rádio Ciência, InSAR, Topografia e Espectroscopia)

A missão VERITAS mapeará a superfície de Vênus para determinar a história geológica do planeta e entender porque ele se desenvolveu de forma tão diferente da Terra. Orbitando Vênus com um radar de abertura sintética, VERITAS irá mapear as elevações da superfície de quase todo o planeta para criar reconstruções 3D da topografia e confirmar se processos como placas tectônicas e vulcanismo ainda estão ativos em Vênus.

VERITAS também mapeará as emissões infravermelhas da superfície de Vênus para mapear seu tipo de rocha, que é amplamente desconhecido, e determinar se vulcões ativos estão liberando vapor de água na atmosfera. 

Demonstrações de tecnologia

A missão VERITAS levará consigo uma demonstração de tecnologia chamada Deep Space Atomic Clock que pode permitir que sondas distantes viajem usando um sistema de navegação semelhante ao sistema baseado em GPS que usamos na Terra.

A missão DAVINCI+ hospedará como demonstração de tecnologia o CUVIS. Ele fará medições de alta resolução de luz ultravioleta usando um novo instrumento baseado em ótica de forma livre. Essas observações serão usadas para determinar a natureza do absorvedor ultravioleta desconhecido na atmosfera de Vênus, que absorve até metade da energia solar que chega no planeta.

Fontes: nasa.gov/solarsystem.nasa.gov/space.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s