Primeiro Voo Suborbital tripulado da Blue Origin levará Jeff Bezos ao espaço

A Blue Origin vai lançar seu primeiro voo tripulado, e de quebra levará seu fundador bilionário Jeff Bezos ao espaço.

Criativamente apelidada pela Blue Origin de Primeiro Voo Humano, a missão responsável por levar o fundador da empresa Jeff Bezos ao espaço marcará o 16º lançamento do foguete New Shepard, mas o primeiro com astronautas a bordo. Além de Bezos três outros civis farão parte da tripulação.

O foguete New Shepard da Blue Origin foi lançado em um voo espacial suborbital saindo do oeste do Texas em 14 de abril de 2021. (Crédito da imagem: Blue Origin)

O lançamento do Primeiro Voo Humano será no dia 20 de Julho, data muito especial por marcar o aniversário de 52 anos da Missão Apollo 11, seria o lançamento da Blue Origin um grande salto para a humanidade?

Direto do local de lançamento One da Blue Origin, no deserto do Texas, o lançamento está previsto para às 10h, horário de Brasília. Lembrando que o horário do lançamento pode mudar dependendo do clima ou questões técnicas.

Como será a missão

O foguete New Shepard tem cerca de 18 metros de altura e foi projetado para lançar passageiros no espaço suborbital por uma fase “sem peso” de cerca de três minutos.  O voo inteiro dura normalmente 11 minutos, com o foguete retornando autonomamente para a plataforma de lançamento usando um anel e aletas em cunha para estabilização aerodinâmica. Os membros da tripulação retornam à Terra sob um paraquedas, dentro de sua cápsula de tripulação.

Cápsula do New Shepard onde ficará a tripulação. (Créditos: Blue Origin)

A cápsula do New Shepard tem capacidade máxima para seis pessoas e inclui grandes janelas para que os astronautas possam contemplar a Terra. Como alternativa, os voos podem incluir uma combinação de astronautas e experimentos, já que a Blue Origin espera que as empresas pagantes usem a microgravidade por alguns minutos para testar avanços na fabricação, física ou biologia, entre outras ideias.

A tripulação

O primeiro voo tripulado do New Shepard levará quatro passageiros, mas nenhum piloto, pois a cápsula espacial é um sistema automatizado. A tripulação incluirá:

Jeff Bezos, 57 anos, que fundou a Blue Origin em 2000 e ganhou bilhões como o fundador da Amazon.com

Mark Bezos, 53 anos, irmão mais novo de Bezos e milionário por direito próprio. Ele é um ex-executivo de publicidade e está no conselho de liderança da organização sem fins lucrativos Robin Hood, que luta contra a pobreza, de acordo com o Business Insider .

Wally Funk, 82 anos, uma aviadora pioneira que foi uma das famosas Mercury 13 , mulheres testadas pela NASA como astronautas em potencial durante os primeiros dias do programa espacial dos EUA. Funk se tornará a pessoa mais velha a voar no espaço com este lançamento, derrotando o falecido astronauta da Mercury John Glenn, que tinha 77 anos quando voou em sua segunda missão no ônibus espacial Discovery da NASA em 1998.

Oliver Daemon, 18 anos, estudante de física que planeja estudar na Universidade de Utrecht, na Holanda. Deaemon será a pessoa mais jovem no espaço nesta missão, derrotando o cosmonauta russo Gherman Titov, que tinha 25 anos quando voou na missão Vostok 2 da União Soviética em 1962. Daemon é uma adição tardia à tripulação, substituindo o vencedor anônimo de um prêmio de leilão de milhões de dólares para o primeiro lugar pago a bordo do New Shepard. 

Da direita para a esquerda: Mark Bezos, Jeff Bezoz, Oliver Daemon e Wally Funk. (Créditos: Blue Origin)

Como acontece com todos os voos espaciais, a tripulação do New Shepard estará sujeita a alto risco. Seu voo espacial de 11 minutos os sujeitará a múltiplas forças da gravidade, ou cargas G, especialmente durante o lançamento e pouso. Eles também suportarão alguns minutos de micro gravidade ou “ausência de peso” no topo de seu voo parabólico.

Requisitos para fazer parte da tripulação

Se você se animou e tudo lhe parece muito divertido, saiba que além do tripulante desembolsar muita grana, a Blue Origin criou um documento de termos e condições associado ao leilão de assentos promovido no início deste ano. Entre os requisitos, os membros da tripulação deveriam ser capazes de “vestir-se com um macacão de voo com zíper” e subir a torre de lançamento – cerca de sete lances de escada – em menos de 90 segundos.

A tripulação deverá subir na espaçonave no topo de uma torre de lançamento (sem medo de altura) e, em seguida, sentar se em um assento reclinado por 40 a 90 minutos antes do horário de lançamento. Em caso de emergência, eles precisarão se desamarrar em menos de 15 segundos. 

Assista ao vivo

Queremos acompanhar tudo ao vivo sem perder nenhum momento e aproveitar ao máximo a experiência deste primeiro voo humano da Blue Origin não é mesmo? Então, irei deixar a dica aqui para vocês, à partir das 8h30 da manhã de Terça Feira, 20 de Julho, vários canais no Youtube farão a transmissão ao vivo desta missão histórica.

Alguns dos canais que eu recomendo são: Space Today, Ned Oliveira e Space Orbit.

Fontes: Blue Origin/Space.com

Um comentário sobre “Primeiro Voo Suborbital tripulado da Blue Origin levará Jeff Bezos ao espaço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s