A história do astronauta Snoopy com a NASA

No universo da história em quadrinhos de Peanuts, Snoopy venceu Neil Armstrong até a lua. 

Para nós, toda boa história começa com um entusiasta do espaço, e no caso do criador de Peanuts e pai do Snoopy não poderia ser diferente. Seu criador, Charles Schulz publicou histórias em quadrinhos sobre a exploração espacial e, em particular, a viagem à Lua, o que ajudou a despertar o apoio popular para o programa Apollo da NASA. 

Em maio de 1969, os astronautas da Apollo 10 decolaram do Kennedy Space Center em um foguete Saturno V, com o propósito de realizar um ensaio geral para a chegada do homem à Lua. Foi uma missão importante, pois a Apollo 11 não estaria pronta para pousar na Lua como planejado sem a execução da Apollo 10.

O módulo de comando da Missão Apollo 10 foi denominado pela NASA de Charlie Brown e o módulo lunar foi denominado Snoopy. Como o módulo lunar foi configurado para deslizar sobre a superfície da Lua, ele foi chamado de Snoopy porque iria “espionar” o futuro local de pouso da Apollo 11. Portanto, também era adequado que o módulo de comando se chamasse Charlie Brown, companheiro de Snoopy. Quando o módulo lunar se encontrou com o módulo de comando após pesquisar a superfície da Lua, o astronauta Thomas Stafford disse: “Snoopy e Charlie Brown estão se abraçando.”

“Meu pai uma vez me disse que quando a NASA selecionou Charlie Brown e Snoopy como os nomes escolhidos para os módulos da missão Apollo 10 em sua viagem à lua, foi o momento de maior orgulho de sua carreira. “

Craig Schulz, o filho mais novo de Charles Schulz, criador do Peanuts

Schulz não lucrou diretamente com a parceria da NASA. Ele autorizou a NASA a usar seus personagens sem nenhum custo, desde que fosse o único ilustrador a desenhar Snoopy para os propósitos da agência espacial.

O prêmio Silver Snoopy da NASA

Há também um lado sério do Snoopy. Após a tragédia da Apollo 1, que tirou a vida de 3 astronautas, a NASA queria promover maior segurança e conscientização dos voos, foi assim que surgiu o Prêmio Silver Snoopy.

O prêmio é um distintivo prateado do Snoopy, desenhado por Schulz. Cada broche desses esteve no espaço, na roupa de um astronauta que voltou de sua missão.

Distintivo Silver Snoopy – Créditos: NASA

Ele é concedido pelos astronautas da NASA a funcionários e contratados por realizações notáveis ​​relacionadas à segurança do voo humano e pelo sucesso das missões. Receber um prêmio desses é considerado uma grande honra por ter apresentado um desempenho excepcional. 

Será que o Snoopy volta para o espaço?

Agora a NASA está trabalhando para colocar a primeira mulher na Lua até meados de 2025, e como já divulgado pela agência espacial, a Missão Artemis também fará algo semelhante a Apollo 10 no que diz respeito ao ensaio geral.

Ainda não sabemos se o Snoopy voltará ao espaço, mas uma coisa é certa, com esses grandes planos a parceria entre a NASA e o AstroBeagle mais querido do universo permanecerá firme e forte.

Fontes: nasa.gov/spectrum.ieee.org/www.pbssocal.org/schulzmuseum.org/www.kennedyspacecenter.com

Um comentário sobre “A história do astronauta Snoopy com a NASA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s