Rover Perseverance da NASA coleta primeiras amostras de rocha em Marte

O rover Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero em Marte no dia 18 de Fevereiro, mas sua missão científica só começou mesmo no dia 1 de Junho.

Um dos principais objetivos da missão do rover Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana. O rover deve caracterizar a geologia e o antigo clima do planeta, coletar e armazenar as primeiras amostras de rocha e regolito abrindo caminho para a tão sonhada exploração humana de Marte.

A primeira amostra

Apesar da primeira tentativa do rover Perseverance não ter dado certo, no dia 1º de Setembro o rover Perseverance extraiu com sucesso o núcleo de uma rocha marciana que ganhou o apelido carinhoso de “Rochette”.  

Depois de completar o processo de extração do núcleo da rocha, o braço do rover manobrou o descaroçador, a broca e o tubo de amostra para que a câmera Mastcam-Z do rover pudesse obter a imagem do conteúdo do tubo ainda não lacrado e transmitir os resultados de volta para a Terra. Depois que os controladores da missão confirmaram a presença do núcleo de 6 centímetros de rocha dentro do tubo, eles enviaram um comando para concluir o processamento da amostra.

Dessa forma a amostra foi transferida para a barriga do rover Perseverance dentro de um tubo com número de série 266. Lá dentro o rover pode medir e obter imagens do núcleo da rocha. Em seguida, o tubo de titânio foi hermeticamente selado, novamente fotografado e depois armazenado pelo rover Perseverance.

“A NASA tem um histórico de definir metas ambiciosas e, em seguida, cumpri-las, refletindo o compromisso de nossa nação com a descoberta e a inovação”

Bill Nelson – Administrador da NASA

Rochette que se prepare

Primeiro você erra, tenta novamente e então acerta e aperfeiçoa o processo garantindo o sucesso das próximas operações. É isso o que a equipe da NASA fará agora.

Por meio da conta oficial do rover Perseverance no Twitter os membros da equipe disseram que pretendem coletar uma segunda amostra da rocha Rochette e percorrer todo o processo de remoção e selagem do tubo sem pausar.

Esta composição de duas imagens mostra o buraco perfurado pelo rover Perseverance da NASA em uma rocha apelidada de “Rochette” durante sua segunda tentativa de coleta de amostra. 
As fotos foram obtidas por uma das câmeras de navegação do rover em 1º de setembro de 2021. (Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech)

Para fornecer uma atualização sobre o Perseverance a NASA realizará uma coletiva de imprensa virtual na sexta-feira, 10 de setembro às 13:00 horas, horário de Brasília.

A equipe da NASA vai falar sobre o que os instrumentos do rover aprenderam sobre a rocha da qual a amostra foi retirada e as implicações para uma futura missão de recuperação de amostra. Por meio da campanha Mars Sample Return, a NASA e a ESA (Agência Espacial Européia) estão planejando uma série de missões futuras para devolver os tubos de amostra do rover à Terra para um estudo mais detalhado. 

Você poderá acompanhar o Briefing ao vivo na televisão da NASA, no aplicativo da NASA, no site da agência e em várias plataformas de mídia social da agência.

Fontes: nasa.gov/mars.nasa.gov/space.com

Um comentário sobre “Rover Perseverance da NASA coleta primeiras amostras de rocha em Marte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s