Helicóptero Ingenuity da NASA voltou a voar após blecaute em Marte

O helicóptero Ingenuity da NASA, completou com sucesso seu 14º voo de teste no Planeta Vermelho, demonstrando sua capacidade de voar em Marte nas condições climáticas de verão. 

À medida que as temperaturas no local de pouso do pequeno helicóptero na cratera Jezero ficam mais quentes, os rotores da aeronave devem girar mais rápido para conseguir voar. O último voo do Ingenuity, realizado no dia 24 de outubro, foi um “salto” relativamente curto e simples, projetado para testar sua capacidade de voar com velocidades de rotor ligeiramente mais altas – 2.700 rotações por minuto (RPM) em vez de os usuais 2.537 RPM. 

O helicóptero marciano Ingenuity da NASA adquiriu esta imagem usando sua câmera de navegação. 
Esta câmera é montada na fuselagem do helicóptero e apontada diretamente para baixo para rastrear o solo durante o voo. 
Esta imagem foi adquirida em 24 de outubro de 2021 (Sol 241 da missão Perseverance rover) no tempo solar médio local de 12:34:15. 
Créditos: NASA / JPL-Caltech

O 14º voo estava originalmente programado para o dia 18 de Setembro, mas acabou atrasando quando a equipe do Ingenuity detectou um problema em dois dos pequenos motores de controle de voo que ajustam a inclinação dos rotores, permitindo que o helicóptero Ingenuity controle sua orientação e posição durante o voo.

O Ingenuity permaneceu com os pés no chão até agora porque Marte passou pela conjunção solar, que ocorre a cada dois anos quando o sol incide diretamente entre a Terra e o Planeta Vermelho, interrompendo comunicações entre os planetas por cerca de duas semanas. No entanto, no dia 21 de outubro, o Ingenuity foi considerado pronto para voar. 

Esta imagem é uma representação artística da conjunção solar (período em que a Terra e Marte, são obscurecidos um do outro pela órbita ígnea do próprio Sol. 
Como dançarinos de cada lado de uma enorme fogueira, os dois planetas estão temporariamente invisíveis um para o outro). Créditos: NASA

Durante a conjunção, a NASA parou de enviar comandos para o Ingenuity e seus outros robôs do Planeta Vermelho, incluindo o rover Perseverance. No entanto, o helicóptero marciano e seu parceiro, Perseverance, trocaram atualizações básicas de saúde do sistema aproximadamente uma vez por semana. Esses dados foram transmitidos de volta à Terra após a conjunção, permitindo que as equipes avaliassem o desempenho do Ingenuity nas últimas semanas de inatividade.

Esperava-se que o helicóptero Ingenuity voasse apenas cinco vezes no Planeta Vermelho para testar se o voo motorizado era possível na fina atmosfera de Marte. Mas como essa incrível demonstração de tecnologia foi um verdadeiro sucesso, a NASA fez a transição para que ele começasse explorar o terreno para o rover Perseverance. O sucesso do 14º voo do helicóptero Ingenuity prova que ele ainda é capaz de voar nas próximas semanas e meses em Marte durante o qual mudanças sazonais na superfície resultarão em diminuições na densidade do ar.

Fonte: pl.nasa.gov/mars.nasa.gov/Space.com

Um comentário sobre “Helicóptero Ingenuity da NASA voltou a voar após blecaute em Marte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s