Asteroide ocultará uma estrela nesta sexta feira

Anúncios

Nesta sexta feira, 18 de março de 2022, um asteroide de aproximadamente 80 km de diâmetro, chamado 72 Feronia, ocultará uma estrela.

Os brasileiros podem comemorar, pois o evento será visível aqui do Brasil e para grande parte dos observadores que estiverem ao longo da América do Sul.

O que é uma ocultação?

Chamamos de ocultação quando um objeto celeste passa na frente do outro, bloqueando por algum período de tempo a visão que o observador tinha do primeiro objeto. Um ótimo exemplo disso é quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando o Sol de nossa visão.

A luz combinada do asteroide e da estrela (TYC 6275-00713-1) cairá de 3,84 mag para 13,52 mag (a magnitude do asteroide) por no máximo 3,040 segundos. Lembre se, quanto mais alta a magnitude menos brilhante o objeto.

O asteroide 72 Feronia pertence ao cinturão principal. Ele foi o primeiro asteroide descoberto por Christian Heinrich Friedrich Peters, em 29 de maio de 1861. O asteroide foi batizado em homenagem a Feronia, uma deusa romana da fertilidade.

Por que é importante observar ocultações de estrelas por asteroides?

A coleta de informações sobre o tamanho e a forma dos asteroides é realizada pelos cientistas de maneira precisa através de observações durante a ocultação da estrela.

Os astrônomos se preparam para observar uma ocultação com base na órbita conhecida do asteroide e na posição da estrela a ser ocultada. Dezenas de telescópios são montados ao longo de uma linha perpendicular a passagem do asteroide que forma uma sombra pela Terra. Os astrônomos contam os segundos em que a luz das estrelas pisca quando o asteroide passa na frente delas, em seguida, usam a velocidade conhecida do asteroide para calcular sua largura.

Como o tempo de ocultação e, portanto, a largura, é diferente em cada ponto da linha onde os telescópios estão posicionados – com cada estação do telescópio correspondendo a uma linha diferente no asteroide – os cientistas também podem determinar a forma da silhueta de um asteroide combinando dados de cada telescópio. Ao observar várias ocultações do mesmo asteroide, os cientistas podem capturar diferentes lados do asteroide e combinar suas projeções de silhueta bidimensionais em um modelo de forma tridimensional.

Agora que você já sabe quando ocorrerá a ocultação da estrela, é só se preparar para a observação! Você também pode promover um evento para observar a ocultação da estrela e falar com os seus amigos sobre a importância dos asteroides. Ah, e não se esqueça de cadastrar o seu evento no Asteroid Day 2022!

Se você está interessado em observar esse evento astronômico mas não sabe por onde começar, eu tenho certeza que você vai adorar o livro (disponível na Amazon): Aprendendo a ler o Céu: Pequeno guia prático para astronomia observácional – Rodolfo Langhi

Bons céus a todos!

Fonte: http://www.nasa.gov/feature/goddard/www.asteroidoccultation.com/wikisky.org/in-the-sky.org