O sabor dos asteroides: ideias deliciosas para criar na cozinha

Anúncios

Os asteroides podem ser deliciosos, mas não se preocupe – você não sentirá o gosto de pedras, poeira ou metais! É uma chance de ensinar e aprender sobre asteroides em um dos melhores momentos do dia, reunindo famílias e amigos. Da cozinha de sua casa, você pode mostrar suas habilidades culinárias e, ao mesmo tempo, falar sobre ciência com um vídeo ou uma transmissão ao vivo.

Nós compilamos uma lista de eventos para inspirar seu próximo evento de culinária do Asteroid Day!

Experiência de impacto com asteroides de chocolate e um bolo demonstrado na edição 2017 do Asteroid Day Live.

Na transmissão AO VIVO do Asteroid Day de 2017, o astronauta Jean-François Clervoy se juntou à equipe do Luxembourg Science Center para realizar um experimento de asteroide com chocolate. Eles prepararam asteroides de trufas de chocolate e simularam impactos em um bolo gelado, que representava a superfície lunar. 

Dentro desse delicioso experimento, foi possível explicar a forma dos asteroides, a transferência de energia, como se formam as ondas de choque, a criação de crateras e as consequências de um impacto. Assista a este evento aqui .

Demonstração do Ecotarium Museum sobre características de asteroides usando marshmallow e doces.

Ecotarium Museum of Science and Nature em Worcester, EUA, participou do Asteroid Day 2021 explicando as principais características de um asteroide usando um marshmallow e doces. Você pode assistir a esta apresentação aqui .

Demonstração do Centro Espacial Nacional demonstrando o efeito do atrito de um asteroide na atmosfera da Terra.

Centro Espacial Nacional de Leicester, no Reino Unido, demonstrou a composição e a forma dos meteoritos usando chocolate, biscoitos, manteiga, pequenos marshmallows e krispies de arroz. 

Em outro experimento, também com marshmallows, eles demonstraram o efeito do atrito que um asteroide sofre ao entrar na atmosfera terrestre. Sua lição também tocou nos meteoros e nas características dos meteoritos quando encontrados na superfície. Assista esse vídeo aqui .

Sistema Solar criado pela Kidspot usando frutas e grãos.

Kidspot da Nova Zelândia criou um esquema do Sistema Solar usando frutas e grãos. Nesta atividade você também pode mostrar onde fica o Cinturão de Asteroides, onde fica a fronteira entre planetas rochosos e gasosos, e uma comparação do tamanho dos planetas. Veja como fazer isso .

Bolo preparado pelo Astro Club Iasi e Astro Club Pegas no Asteroid Day 2021.

Aniversários e outros momentos importantes podem coincidir com o Dia do Asteroide, criando mais um motivo para comemorar. Os membros do AstroClub Iasi e do Astroclub Pegas da Roménia organizaram um evento conjunto e prepararam um bolo, aproveitando a coincidência do Dia do Asteroide com a data de criação de um destes clubes de Astronomia.

Alunos moldando asteroides com purê de batatas.

Se você está procurando uma comida fresca em um dia quente, inspire se na missão Deep Impact da NASA , que visava espionar o que havia sob a superfície do cometa Tempel 1. Confira esta receita de sorvete para aprender a estrutura e composição do cometa.

Não está afim de algo tão doce? A NASA também montou uma atividade divertida para as crianças aprenderem sobre a forma dos asteroides usando batatas! Confira esta atividade aqui .

Zaucer Pizza de Redmond, EUA.

Por fim, alguns ingredientes podem se transformar em asteroides usando um dos alimentos mais populares do mundo: a pizza. A Zaucer Pizza de Redmond, EUA, usou pedaços de salsicha para representar asteroides em uma pizza inspirada no Main Belt. Encontre estes ingredientes e outras versões desta pizza aqui.

Na hora de se preparar, chame a criançada e seja interdisciplinar. Enquanto ajudam ou auxiliam, noções de temperatura, medidas, porcentagens e frações podem ser trabalhadas com os ingredientes. Essas atividades também permitem que restaurantes, lanchonetes, padarias, cafés e confeitarias participem do Asteroid Day, então convide-os e ajude a montar um cardápio especial!

Não se esqueça de registrar sua atividade . Informe aqui o seu menu, prato criado ou demonstração. Teremos todo o gosto em divulgar a sua receita e partilhar a sua experiência. Bom apetite!

Você também pode usar o formulário em português para cadastrar a sua atividade e receber o seu certificado de participação. Clique aqui e cadastre-se.

Fonte: Esta é uma tradução fiel ao conteúdo publicado em inglês no asteroidday.org