Painel de Observação da Terra fornece dados de satélite para acompanhar mudanças ambientais

Anúncios

No mundo todo, as mudanças ambientais acontecem de forma acelerada. Alguns impactos dessas mudanças podem ser sentidos por nós no dia a dia. Por exemplo, as queimadas podem gerar problemas respiratórios devido ao aumento de monóxido de carbono no ar. O que não é nada legal, não é mesmo?

Por estes e outros motivos ainda maiores, a NASA, a ESA (Agência Espacial Européia) e a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) combinaram o poder científico de seus dados de satélite de observação da Terra para documentar grandes mudanças no meio ambiente e na sociedade humana.

Essas três agências criaram um painel que combina seus recursos, conhecimento técnico e experiência para fortalecer nossa compreensão global do ambiente em mudança e seus efeitos econômicos.

O Painel de Observação da Terra existe desde 2020, para observar os efeitos do Covid-19. A novidade é que agora ele inclui seis novas áreas de foco – atmosfera, agricultura, biomassa, água e oceano, criosfera e economia – que permitem aos usuários ler histórias que trazem detalhes sobre o assunto e são orientadas por dados, e explorar interativamente conjuntos de dados relevantes.

Todas as pessoas poderão acessar esses dados. Sejam cientistas, tomadores de decisões ou pessoas comuns como nós. Ainda que não estejamos familiarizados com dados de observação de satélite ou da Terra, o painel oferece uma visão precisa, objetiva e abrangente do nosso planeta.  

Usando observações precisas de sensoriamento remoto, o painel mostra as mudanças que ocorrem no ar, terra e água e seus efeitos nas atividades humanas. Os usuários podem explorar países e regiões ao redor do mundo para ver como os indicadores em locais específicos mudam ao longo do tempo.

As agências colaboraram para identificar os fluxos de dados de satélite mais relevantes e adaptaram a infraestrutura de computação existente para compartilhar dados de todas as agências e produzir indicadores e histórias relevantes.

área de foco da atmosfera demonstra como a poluição do ar e as mudanças climáticas contribuem para os maiores desafios ambientais do nosso tempo.

Na área de foco na agricultura, os usuários podem explorar dados de satélite que fornecem informações sobre a produção agrícola, as condições das culturas e o suprimento de alimentos.

área de foco de biomassa apresenta uma história que descreve como árvores e plantas removem quantidades substanciais de dióxido de carbono da atmosfera a cada ano.

Na área de foco da criosfera, uma história sobre os efeitos do aumento da temperatura global na extensão do gelo marinho permite que o leitor interaja com uma visualização geográfica de um conjunto de dados de gelo marinho.

área de água e oceano concentra-se no maior recurso natural da Terra e permite que os usuários descubram uma visão do oceano tão rica e complexa quanto a da terra.

área de foco da economia fornece acesso a conjuntos de dados que mostram como os sistemas sociais e econômicos da Terra estão conectados ao meio ambiente.

Além do conjunto de dados em cada uma das áreas de foco, o Painel de Observação da Terra (Earth Observing Dashboard), fornece acesso direto a uma ferramenta de exploração do conjunto de dados, que permite aos usuários explorar de forma interativa os diferentes indicadores em detalhes.

NASA, ESA e JAXA continuarão a aprimorar o painel à medida que novos dados estiverem disponíveis.

Agora que você já sabe dessa novidade, que tal visitar o Painel de Observação da Terra? https://www.eodashboard.org

Fonte: nasa.gov