No dia 18 de Fevereiro, o Rover Perseverance, que possuí o tamanho de um carro, tentará pousar na cratera Jezero.
Sete minutos de terror
A fase de entrada, descida e pouso (EDL) de uma missão a Marte é frequentemente referida como “sete minutos de terror”, porque a sequência é tão angustiante e acontece mais rápido do que os sinais de rádio podem alcançar a Terra de Marte. Isso significa que a espaçonave estará por conta própria assim que entrar na atmosfera marciana.
Entrada, descida e pouso
A fase EDL começa quando a espaçonave atinge o topo da atmosfera marciana e termina com um sky-guindaste movido a foguete baixando o Perseverance com segurança para a superfície do Planeta Vermelho. A sequência EDL inteira leva cerca de sete minutos, durante os quais muitas etapas cruciais devem ocorrer. As apostas são muito altas na quinta-feira para a missão Mars 2020, que irá caçar por sinais de vida antiga e coletar amostras.
Pouco antes de chegar ao Planeta Vermelho, o Perseverance mudará seu estágio de cruzeiro, o que ajudou a voar com o rover a Marte nos últimos 6 meses. O próximo grande marco é a entrada atmosférica, quando o Perseverance voará pelos céus de Marte a cerca de 19.500 km/h.
O veículo é equipado com um escudo térmico que protegerá o rover do intenso calor gerado durante sua descida inicial e também ajudará a desacelerar a espaçonave. A cerca de 11 quilômetros acima da superfície, a espaçonave vai lançar seu paraquedas supersônico de 21,5 metros de largura – o maior já enviado a outro planeta.
Logo depois, o escudo térmico se separará e se afastará da espaçonave, expondo o Perseverance à atmosfera marciana pela primeira vez e dando partida no sistema de Navegação Relativa ao Terreno do veículo, que é uma nova tecnologia de piloto automático que ajudará a guiar o rover até um local seguro pousando em Marte.
A sequência EDL do Perseverance é muito semelhante à do rover Curiosity da NASA , que pousou em 2012. No entanto, o Perseverance é um pouco maior e equipado com instrumentos científicos mais avançados, incluindo nova tecnologia que ajudará a guiar a espaçonave em seu difícil pouso.
Os cientistas acreditam que um lago de 250m de profundidade encheu a cratera Jezero cerca de 3,9 bilhões de anos atrás. A área também tem um proeminente delta do rio, onde a água fluía e depositava muitos sedimentos. Embora este local de pouso ofereça um terreno geologicamente rico, as rochas, crateras e penhascos o tornam um lugar muito desafiador para o Perseverance pousar.
Durante o minuto final antes do Perseverance pousar, o estágio de descida do sky-guindaste da missão acionará oito retrorockets, ou motores de pouso em Marte. Em seguida, o sky-guindaste abaixará o rover com segurança até o solo em três cabos de náilon. Depois que o rover aterrissar, ele cortará os cabos que o conectam ao estágio de descida, que então voará e pousará com segurança longe do Perseverance.
Vou deixar este vídeo de um pouquinho mais de 1 minuto para vocês entenderem melhor cada etapa dos 7 minutos de terror que você leu até aqui:
E ai, estão ansiosos por este momento?
Acompanhem o Papo Astronômico nas redes sociais para receber em tempo real as atualizações sobre a missão Mars 2020 e o pouso do Rover Perseverance em Marte.
Você também vai se interessar por 5 coisas que você precisa saber sobre a Missão Mars 2020 Perseverance
Créditos: NASA/Space.com