No dia 18 de Fevereiro de 2021 o rover mais avançado já enviado ao planeta Marte enfrentou os seus sete minutos de terror pousando como esperado na Cratera de Jezero pouco antes das 18 horas, horário de Brasília.
HiRISE capturou o Rover Perseverance durante a descida ao planeta Marte
O estágio de descida segurando o rover Perseverance da NASA pode ser visto caindo na atmosfera marciana, seu paraquedas se arrastando para trás, nesta imagem tirada em 18 de fevereiro de 2021 pela câmera High Resolution Imaging Experiment (HiRISE) a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO)
A câmera HiRISE estava a aproximadamente 700 quilômetros do Perseverance e viajando a cerca de 3 quilômetros por segundo no momento em que a imagem foi tirada. A distância extrema e as altas velocidades das duas espaçonaves eram condições desafiadoras que exigiam um tempo preciso e para a Mars Reconnaissance Orbiter inclinar-se para cima e rolar com força para a esquerda para que o Perseverance pudesse ser visto pelo HiRISE no momento certo.
Primeira imagem enviada pelo Rover Perseverance
O Rover Perseverance da NASA adquiriu esta imagem da área à sua frente usando sua Câmera frontal esquerda para prevenção de riscos (Hazcam). A imagem foi enviada logo após o pouso em solo marciano.
O primeiro olhar em cores do Perseverance em Marte
Esta é a primeira imagem colorida de alta resolução a ser enviada de volta pelas Hazcams na parte inferior do rover Perseverance da NASA após seu pouso.
As grandes rodas do Perseverance
Esta imagem de alta resolução mostra uma das seis rodas do rover Perseverance da NASA. A imagem foi divulgada dia 19 de Fevereiro e tirada por uma das câmeras coloridas do Perseverance.
Prévia do pouso em Marte
Esta é uma imagem estática de alta resolução, parte de um vídeo feito por várias câmeras quando o rover Perseverance da NASA pousou em Marte. Uma câmera a bordo do estágio de descida capturou esta foto.
Depois de uma série de checagens de instrumentos e hardware, o Perseverance começará sua longa jornada: examinar o solo e as rochas marcianas com uma variedade de equipamentos científicos de alta tecnologia, incluindo múltiplos espectrômetros, câmeras de alta resolução e radar de penetração no solo. Um dos sete instrumentos do Perseverance, chamado SuperCam, irá atingir as rochas com um laser e medir a composição do vapor resultante. Caçar por sinais de vida antiga em Marte, coletar e armazenar amostras de rochas para futuro retorno à Terra e demonstrar algumas novas tecnologias de exploração.
NASA libera novas imagens
Se assim como eu, você também aguarda ansiosamente pelo vídeo com direito a imagem de alta resolução e sons originais do momento do pouso do rover Perseverance, fiquem atentos ao briefing realizado pela NASA em seu canal oficial no Youtube que acontecerá no dia 22 de Fevereiro as 16 horas, horário de Brasília.
As imagens obtidas pelas câmeras Hazcam foram liberadas e você pode conferir as 145 novas imagens liberadas pela NASA clicando aqui
Não se esqueça de seguir o Papo Astronômico em suas redes sociais
Fontes: mars.nasa.gov/JPL/Space.com
1 Comentário
Your comment is awaiting moderation.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
[…] é a peça central da missão Mars 2020 da NASA. O veículo espacial do tamanho de um carro começou seu trabalho no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro, explorando a cratera de Jezero em busca de sinais de vida antiga. A cratera costumava ter um lago […]