Zhurong, o primeiro rover chinês, tocou com suas 6 rodas na superfície do planeta Marte na sexta feira (21 de maio) para começar a explorar seu novo lar: a planície marciana Utopia Planitia
O rover chinês pousou em Marte no dia 14 de Maio. A previsão é de passar os próximos 90 dias mapeando a área, procurando sinais de gelo de água, monitorando o clima e estudando a composição da superfície.
Queremos imagens
Fotos de Zhurong divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) mostram vistas das câmeras de navegação do rover. Em uma imagem, o rover ainda está no topo de seu módulo de pouso e olhando para as rampas gêmeas que o levaram para rolar na superfície marciana. Uma segunda foto mostra o módulo de pouso de três pernas de Zhurong, que entregou o rover à superfície marciana na semana passada.
O rover Zhurong é movido a energia solar e projetado para durar pelo menos 90 dias marcianos (chamados de sóis) na superfície de Marte. É equipado com câmeras de alta resolução para fotografar e mapear a planície marciana denominada Utopia Planitia. O rover também carrega um radar de subsuperfície para olhar dentro da superfície marciana, uma câmera multiespectral e detector de composição de superfície, um detector de campo magnético e um monitor meteorológico.
A China é apenas o segundo país depois dos Estados Unidos a pousar um rover em Marte e Zhurong se junta a dois outros rovers ativos, o Curiosity e o Perseverance da NASA, agora explorando diferentes partes do Planeta Vermelho.
Gostou dessa informação incrível? Então você vai gostar disso aqui também Zhurong: O rover marciano da China
Fonte: Space.com/CNSA
1 Comentário
[…] primeiro rover marciano da China, pousou no Planeta Vermelho em maio deste ano para explorar um local chamado Utopia Planitia. Com apenas […]