Nesta sexta feira, 18 de março de 2022, um asteroide de aproximadamente 80 km de diâmetro, chamado 72 Feronia, ocultará uma estrela.
Os brasileiros podem comemorar, pois o evento será visível aqui do Brasil e para grande parte dos observadores que estiverem ao longo da América do Sul.
O que é uma ocultação?
Chamamos de ocultação quando um objeto celeste passa na frente do outro, bloqueando por algum período de tempo a visão que o observador tinha do primeiro objeto. Um ótimo exemplo disso é quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando o Sol de nossa visão.
A luz combinada do asteroide e da estrela (TYC 6275-00713-1) cairá de 3,84 mag para 13,52 mag (a magnitude do asteroide) por no máximo 3,040 segundos. Lembre se, quanto mais alta a magnitude menos brilhante o objeto.
O asteroide 72 Feronia pertence ao cinturão principal. Ele foi o primeiro asteroide descoberto por Christian Heinrich Friedrich Peters, em 29 de maio de 1861. O asteroide foi batizado em homenagem a Feronia, uma deusa romana da fertilidade.
Por que é importante observar ocultações de estrelas por asteroides?
A coleta de informações sobre o tamanho e a forma dos asteroides é realizada pelos cientistas de maneira precisa através de observações durante a ocultação da estrela.
Os astrônomos se preparam para observar uma ocultação com base na órbita conhecida do asteroide e na posição da estrela a ser ocultada. Dezenas de telescópios são montados ao longo de uma linha perpendicular a passagem do asteroide que forma uma sombra pela Terra. Os astrônomos contam os segundos em que a luz das estrelas pisca quando o asteroide passa na frente delas, em seguida, usam a velocidade conhecida do asteroide para calcular sua largura.
Como o tempo de ocultação e, portanto, a largura, é diferente em cada ponto da linha onde os telescópios estão posicionados – com cada estação do telescópio correspondendo a uma linha diferente no asteroide – os cientistas também podem determinar a forma da silhueta de um asteroide combinando dados de cada telescópio. Ao observar várias ocultações do mesmo asteroide, os cientistas podem capturar diferentes lados do asteroide e combinar suas projeções de silhueta bidimensionais em um modelo de forma tridimensional.
Agora que você já sabe quando ocorrerá a ocultação da estrela, é só se preparar para a observação! Você também pode promover um evento para observar a ocultação da estrela e falar com os seus amigos sobre a importância dos asteroides. Ah, e não se esqueça de cadastrar o seu evento no Asteroid Day 2022!
Se você está interessado em observar esse evento astronômico mas não sabe por onde começar, eu tenho certeza que você vai adorar o livro (disponível na Amazon): Aprendendo a ler o Céu: Pequeno guia prático para astronomia observácional – Rodolfo Langhi
Bons céus a todos!
Fonte: www.nasa.gov/feature/goddard/www.asteroidoccultation.com/wikisky.org/in-the-sky.org