A NASA enviará um novo banheiro para os astronautas da Estação Espacial testarem antes de ser usado em futuras missões à Lua ou Marte.
O banheiro espacial de 23 milhões de dólares, conhecido como Sistema de Gerenciamento de Resíduos Universal (UWMS), mede cerca de 71 centímetros de altura sendo 65% menor e 40% mais leve do que o banheiro atualmente em uso na estação espacial e pode acomodar equipes maiores. O banheiro será lançado para a estação espacial a bordo de uma cápsula de carga Northrop Grumman Cygnus em 01 de Outubro, como parte de uma missão de reabastecimento de rotina.
Quando será testado
Uma vez na estação espacial, os astronautas irão testar o desempenho do novo banheiro no ambiente de microgravidade da estação. O sistema será instalado adjacente ao banheiro atual no Nodo 3 da Estação Espacial.
Os astronautas da expedição 63 Chris Cassidy e Ivan Vagner já começaram a se preparar para a entrega do banheiro espacial.
A tripulação usará o braço robótico Canadarm2 do laboratório orbital para capturar a espaçonave Cygnus.
A importância de um novo banheiro
Este novo banheiro foi projetado para otimizar o volume de massa e o uso de energia, que são componentes muito importantes do projeto de uma nave espacial, especialmente quando se pensa em exploração espacial.
Design Avançado
Pensando em acomodar melhor as mulheres da tripulação, o banheiro espacial inclui um funil de urina e assento. Ele também possui um separador de dupla ventoinha de titânio impresso em 3D, que foi desenvolvido pela Collins Aerospace e cria um forte fluxo de ar que, em vez da gravidade, ajuda a puxar a urina e os resíduos dos astronautas para o banheiro.
O design de titânio também melhora o sistema de pré tratamento existente usado para coletar e tratar a urina dos astronautas antes de ser processada e reciclada para água reutilizada.
O UWMS conta com um sistema de partida automática, em vez de um interruptor liga e desliga como os modelos atuais de banheiro na estação espacial.
O novo sistema será usado rotineiramente pela tripulação na estação espacial e testado ao longo dos próximos três anos para garantir que tudo funcione conforme o planejado. Segundo a NASA, antes do lançamento, o sistema foi testado em ambientes projetados para simular o da estação espacial.
Créditos: NASA/SPACE.COM