Essa estranha rocha esverdeada tem cerca de 15 cm e foi encontrada pelo rover Perseverance no dia 31 de Março de 2021. Foram levantadas muitas hipóteses sobre o que seria de fato essa rocha. “Poderia ser um pedaço de Marte lançado na área de um evento de impacto muito amplo? É um meteorito? Ou outra coisa?” – declarou um Tweet do @NASAPersevere
Ao aproximarmos a imagem da rocha esverdeada é possível observar a fileira de marcas de laser feita pelo rover Perseverance
O laser é parte do instrumento SuperCam. Os cientistas esperam que, com o tempo, o laser nos dê mais informações sobre a composição da rocha estranha, o que pode dizer aos cientistas se ela se formou no local ou foi transportada para lá por algum processo. Se não se formou em sua localização atual, a água pode ter a levado para a cratera de Jezero ou pode ser um meteorito como o que o rover Curiosity encontrou em 2014.
O rover Perseverance é a peça central da missão Mars 2020 da NASA. O veículo espacial do tamanho de um carro começou seu trabalho no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro, explorando a cratera de Jezero em busca de sinais de vida antiga. A cratera costumava ter um lago profundo e um delta de rio, proporcionando muitos ambientes interessantes para o Perseverance explorar. O rover então armazenará em cache as amostras mais promissoras para uma possível missão de retorno de amostra no final da década.
O Perseverance tem sete instrumentos científicos a bordo. O SuperCam fica no topo do mastro do Perseverance e pode disparar laser para atingir rochas a até 7 metros de distância do rover. Cada feixe de laser cria uma nuvem de rocha vaporizada, cuja composição pode ser analisada pelas câmeras e espectrômetros do SuperCam.
A primeira atividade do SuperCam em Marte foi em 2 de março, quando disparou contra um alvo chamado Máaz, a palavra Navajo para Marte (a nação Navajo está trabalhando em consulta com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para selecionar nomes apropriados para usar em Marte.)
Neste áudio é possível ouvir os sons de zapping do laser impactando um alvo de rocha 30 vezes a uma distância de cerca de 3 metros. Alguns zaps soam ligeiramente mais altos do que outros, fornecendo informações sobre a estrutura física dos alvos, como sua dureza relativa.
Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia , incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrindo caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos (rochas quebradas e poeira).
As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Europeia), pretendem enviar espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.
Fontes: Nasa.gov/Space.com/