A NASA concedeu à Intuitive Machines e seus parceiros, um contrato de US$ 30 milhões para desenvolver um carro lunar como parte do programa Artemis.
O contrato visa avaliar a viabilidade dos serviços de veículos na Lua, com a equipe da Intuitive Machines encarregada de criar um roteiro para desenvolver e implantar o veículo de terreno lunar (LTV) usando o módulo lunar Nova-D.
Em uma matéria publicada no site oficial da Intuitive Machines, o CEO da empresa, Steve Altemus, destacou a capacidade comprovada da empresa em entregar cargas úteis à Lua, solidificando sua posição como contratante comercial na exploração lunar.
A Intuitive Machines pretende aplicar sua experiência como a única empresa comercial dos Estados Unidos a fornecer dados científicos e tecnológicos da superfície lunar. Ela deve liderar a integração de sistemas, design de naves espaciais, gestão de energia, aviónica, navegação autônoma, sensores, controles, planejamento de missão, operações e treinamento.
Carro lunar será desenvolvido em parceria com líderes da indústria
A equipe do projeto, chamado Moon Reusable Autonomous Crewed Exploration Rover (RACER), inclui parceiros como AVL, Boeing, Michelin e Northrop Grumman. Juntas, elas deverão fornecer um carro lunar robusto com gerenciamento avançado de energia, direção autônoma e sistemas de comunicação e navegação.
A AVL é uma empresa global de tecnologia de mobilidade que contribuirá com sua experiência em veículos elétricos, soluções de propulsão e direção autônoma.
Enquanto isso, a Boeing liderará o projeto do sistema LTV e apoiará o projeto geral, fabricação, testes, integração, planejamento da missão e operações do veículo.
Já a Michelin fornecerá sua expertise em tecnologia airless e materiais de alta tecnologia para projetar uma roda lunar capaz de operar em condições extremas.
Por fim, a Northrop Grumman aplicará sua experiência em sistemas de energia e planejamento e treinamento de missões.
O contrato do projeto LTV Services da NASA, possui um valor total de programa de mais de US$ 4 bilhões e está estruturado em duas fases, com a Intuitive Machines buscando competir pela segunda fase para desenvolver, entregar e operar o carro lunar. Portanto, este contrato é parte fundamental do retorno humano à Lua e da expansão contínua da exploração espacial.