Você já se perguntou por que às vezes vemos uma lua cheia brilhante no céu noturno, enquanto em outras noites ela parece desaparecer completamente? A Lua possui oito fases ao longo de seu ciclo, sendo quatro principais e quatro intermediárias.
As fases da Lua são causadas pelo movimento de revolução da Lua em torno da Terra e do seu posicionamento em relação ao Sol. Por consequência, o ciclo lunar completo tem duração de aproximadamente 29,5 dias.
Neste artigo você vai entender:
- Quais são as fases da Lua;
- Por que a Lua muda de fase;
- Como funciona o Ciclo Lunar;
- Qual é a diferença entre os eclipses e as fases da Lua.
Quais são as fases da Lua?
A Lua passa por quatro fases principais, sendo elas: nova, crescente, cheia e minguante. Ao passo que as fases intermediárias são: quarto crescente, crescente gibosa, minguante gibosa e quarto minguante. Só para ilustrar, abaixo vamos entender mais sobre cada fase da lua!
Lua nova
Na fase da lua nova, a face iluminada da Lua está voltada completamente para o Sol, tornando-se invisível da Terra, em outras palavras, essa fase é a conjunção do Sol com a Lua.
Mas apesar de nascer e se por com o Sol, devido à inclinação da órbita lunar, ela só “passa perto do Sol” a partir da nossa perspectiva aqui na Terra.
Lua crescente
Durante a fase da lua crescente, apenas uma estreita faixa côncava da face iluminada é visível.
No entanto, a face iluminada cresce diariamente à medida que a órbita leva o lado diurno da Lua mais à vista. Desse modo, todos os dias, a Lua nasce um pouco mais tarde.
Fase quarto crescente
No quarto crescente, a Lua já percorreu um quarto de sua jornada mensal e como resultado você vê o que parece ser metade de seu lado iluminado, mas na verdade é metade da metade iluminada.
Sempre que a fase da lua for quarto crescente, ela nasce por volta do meio-dia e se põe por volta da meia-noite.
Lua crescente gibosa
A crescente gibosa ocorre quando a maior parte da face iluminada da Lua está visível e parece mais brilhante no céu.
Fase da lua cheia
Na fase da lua cheia, é possível visualizar por completo a face iluminada da Lua. Com o propósito de dar um verdadeiro espetáculo, nessa fase ela nasce no fim da tarde e se põe bem próximo ao nascer do sol.
Lua minguante gibosa
A minguante gibosa é uma fase intermediária entre a cheia e o quarto minguante, onde a face iluminada da lua vai diminuindo gradualmente. Ao passo que a Lua nasce cada vez mais tarde a cada noite.
Fase quarto minguante
No quarto minguante, metade da Lua está iluminada. De modo que ela nasce por volta da meia-noite e se põe por volta do meio-dia.
Fase da lua minguante
Por fim, na fase da lua minguante, apenas uma estreita faixa convexa iluminada é observada. E finalmente a Lua está quase de volta ao ponto da sua órbita.
Por que a Lua muda de fase?
A lua muda de fase devido a dois fatores principais: primeiro, a Lua é um satélite natural e não possui luz própria, sendo iluminada pelo Sol. A mudança nas fases acontece por causa do movimento de rotação e translação da Lua em torno da Terra e do Sol, o que faz com que a quantidade de luz solar que atinge a Lua varie, resultando nas diferentes fases observadas aqui da Terra. Esse processo é conhecido como mudança de fase da Lua.
Como funciona o ciclo lunar
O ciclo lunar, também conhecido como lunação ou período sinódico, é o intervalo de tempo entre uma lua nova e outra. Esse ciclo tem uma duração média de aproximadamente 29,5 dias, ou seja, quase um mês.
Durante esse período, todas as fases da Lua são completadas, incluindo as fases principais e intermediárias citadas acima, tendo cada fase da Lua tem uma duração média de cerca de 3,6 dias.
Muitos povos ao redor do mundo escolheram o ciclo lunar como base para a criação de seus calendários, é o exemplo do calendário chinês e do hebraico. Por atribuirem diferentes significados às fases da Lua, estes calendários influenciaram a definição de datas importantes como festivais religiosos e celebrações culturais.
Diferença entre os eclipses e as fases da Lua
Os eclipses são fenômenos astronômicos que ocorrem quando há um alinhamento entre a Lua, a Terra e o Sol. Existem dois tipos principais de eclipses: o eclipse solar e o eclipse lunar.
O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando temporariamente a luz solar conforme seu disco passa na frente do Sol.
Já o eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol, fazendo com que a luz solar seja bloqueada pela Terra e cause uma sombra na Lua. Portanto, os eclipses lunares só podem ocorrer durante a fase da Lua cheia.
Como você viu, as fases da Lua são um fenômeno natural que impactam diversas áreas, como a astronomia, a cultura e até mesmo no cotidiano das pessoas. Por fim, a observação dessas diferentes fases é algo fascinante e que promove o bem-estar. Se você quiser saber mais sobre os benefícios da observação astronômica para a saúde mental, clique aqui e leia o artigo completo sobre esse tema em nosso blog.