Em A Guerra dos Mundos, H. G. Wells conta uma história que se passa no início do século XX. Quando o mundo estava sendo vigiado por seres mais inteligentes que o homem – os Marcianos!
A primeira versão do livro foi publicada em 1898, na Inglaterra.
O que me chamou a atenção é que ainda naquela época o escritor fez uma observação interessante: Os homens estavam ocupados com suas várias preocupações. E não se davam conta do que estava acontecendo, ou seja, ALIENAÇÃO! A primeira página deste livro é assustadoramente atual, poderia ter sido escrito em 2022
Foi a partir deste livro que o tema INVASÕES EXTRATERRESTRES se popularizou!
Mas porque nenhum escritor expressou sua opinião sobre seres extraterrestres antes?
Bem, no próprio livro, o protagonista da história atribui isso à vaidade que cega os homens. E também porque os homens não compreendiam que Marte era mais antigo que a Terra e estava portanto mais próximo de seu fim.
A história toda é narrada em tom de crônica pelo protagonista, 6 anos após os acontecimentos. Tudo começou no ano de 1894 com um enorme clarão visto na parte iluminada de marte, e registrado por alguns astrônomos e observatórios. Que posteriormente publicaram o fato na revista Nature, em Agosto daquele ano e daí os leitores ingleses ficaram sabendo, mas não deram muita bola.
10 dias após a publicação na revista Nature, um observador munido de um espectroscópio indicou que havia uma massa de gás em chamas, principalmente hidrogênio, movendo se em direção à Terra. (Um foguete?)
Mas nos dias seguintes os jornais em mencionaram o assunto, que ganhou apenas uma pequena nota no Daily Telegraph.
Daí em diante esse evento tornou a se repetir várias vezes , chamando a atenção de centenas de observadores e finalmente os jornais começaram a falar sobre isso. Mas os homens continuaram seguindo a vida normalmente, pois estavam preocupados com coisas banais e mesquinhas e como tudo parecia tão seguro e tranquilo.
Até que…
Os cilindros com marcianos começam a cair na Terra, chamando a atenção da população local que aos poucos vai se aglomerando inocentemente sem saber muito o que esperar, talvez esperando resgatar marcianos semelhantes aos humanos mortos ou feridos.. mas eis que surgem de dentro dos cilindros criaturas parecidas com fungos gigantes de pele castanha e oleosa. daí em diante os marcianos tocam o terror, usando um de seus artifícios chamado de O Raio da Morte. O massacre provocado pelos marcianos foi atingindo várias cidades, o que provocou uma fuga em massa
Então o protagonista vai para casa e leva sua mulher para uma outra cidade, afim de fugir da destruição. Mas ele acaba voltando, e ai meus amigos é que vocês não vão mais conseguir parar de ler sequer uma página desse livro…
A aventura realmente começa e o nosso protagonista narra cada detalhe com muita inteligência e emoção na medida certa, o que torna a leitura muito agradável!
O livro é dividido em duas partes: A primeira parte é maior e fala sobre a chegada dos marcianos. A segunda parte fala sobre o domínio dos marcianos sob a Terra, e o final é surpreendente DEMAIS!
Os capítulos são bem curtinhos, a história toda tem apenas 292 páginas. E eu tenho certeza que vocês vão amar!
Você encontra o livro A Guerra dos Mundos na loja Amazon.
Adquirindo o seu livro através deste link você ajuda o blog Papo Astronômico! 😀