No dia 12 de Maio de 2016, o planeta Marte estava a apenas 80 milhões de quilômetros da Terra. Isso é bastante próximo no que se refere a distâncias astronômicas.
A imagem revelada mostra detalhes incríveis. É possível observar crateras, calotas polares, e nuvens acima de uma paisagem viva, cor de ferrugem.
No dia 22 de Maio, Sol e Marte estarão em lados exatamente opostos do nosso planeta. Neste dia Marte estará a uma distância de 76,28 milhões de quilômetros da Terra. Mas a melhor notícia vem agora… Há 11 anos, Marte não chega tão próximo da Terra como acontecerá no dia 30 de Maio, pois neste dia ele estará a uma distância de 75,3 milhões de quilômetros. O que significa muito, mas muuiito perto de nós!
Você pode estar se perguntando, porque Marte demorou 11 anos para chegar tão pertinho assim? Bem, as aproximações bienais (a cada 2 anos) entre Marte e Terra não são todas iguais. A órbita de Marte em torno do Sol é marcadamente elíptica; as abordagens perto da Terra podem variar de 35 milhões a 63 milhões de milhas.
Elas ocorrem porque a órbita da Terra alcança a órbita de Marte, alinhando o Sol, a Terra e Marte em uma linha reta, de modo que Marte e o Sol estão em “oposição” ao lado da Terra. Este fenômeno é resultado da diferença de períodos orbitais, pois enquanto a Terra leva 365 dias para viajar uma vez em torno do Sol, Marte leva o equivalente a 687 dias terrestres para fazer sua viagem em torno de nossa estrela. Como resultado, a Terra faz quase duas órbitas completas no tempo que Marte leva para fazer apenas uma. Resultando na ocorrência de oposições de Marte a cada 26 meses.
Marte se torna especialmente fotogênico durante a oposição, porque pode ser visto totalmente iluminado pelo sol quando visto da Terra. Vamos aguardar, pois tudo indica que brevemente teremos novas imagens do planeta vermelho, e certamente elas estarão aqui para você conferir! 😉