É com muita alegria que lhes escrevo este post. Sim, o Hubble está de volta!
Após semanas de tensão, a NASA conseguiu mudar com sucesso para um computador de backup no Hubble. Agora o Telescópio Espacial voltou ao status operacional e a coleta de dados científicos será retomada.
Lançado em 1990, o Hubble observa o universo há mais de 31 anos. Contribuiu para algumas das descobertas mais incríveis e significativas do nosso cosmos, incluindo a expansão acelerada do universo, a evolução das galáxias ao longo do tempo e os primeiros estudos atmosféricos de planetas além do nosso sistema solar.
Entenda o caso
No dia 13 de Junho o computador do Hubble parou, como isso ocorreu em uma tarde de domingo, a equipe do Goddard Space Flight Center da NASA só reiniciou o computador de carga útil na segunda-feira, 14 de junho, mas logo apresentou o mesmo problema.
Quando a equipe de operações tentou alternar para um módulo de memória de backup, o comando para iniciar o módulo de backup falhou ao ser concluído. Foram realizadas várias tentativas de resolver o problema, mas até então sem sucesso.
Após vários dias a NASA concluiu com êxito um teste de procedimentos que seriam usados para alternar o hardware de backup no Hubble em resposta ao problema do computador de carga útil.
No dia 15 de julho a troca foi realizada. Incluída nesta mudança para hardware de backup, a equipe colocou a PCU de backup online, bem como a Unidade de Comando/Formatador de Dados Científicos de backup (CU/SDF), que está do outro lado do Instrumento Científico e Manuseio de Comando e Dados (SI C&DH), de acordo com o comunicado da própria NASA. A PCU desvia a energia para o SI C&DH enquanto o CU/SDF formata e envia e formata comandos e dados.
A equipe do Hubble monitorou o hardware para garantir que tudo estivesse funcionando corretamente, e também iniciaram o processo de recuperação dos instrumentos científicos fora de sua configuração de modo de segurança.
De acordo com a NASA levou 1 dia para colocar todos os instrumentos científicos online de volta, isso porque os instrumentos precisavam apresentar uma temperatura estável e funcionar com segurança. Quando finalmente os instrumentos saíram do modo de segurança a equipe da NASA tratou de calibrá-los para a sua primeira observação, que estava marcada para a tarde de sábado, 17 de Julho.
A NASA prevê que o Hubble vai durar muitos anos e continuará fazendo observações inovadoras, trabalhando em conjunto com outros observatórios espaciais, incluindo o Telescópio Espacial James Webb para aprofundar nosso conhecimento do cosmos.
Fontes: NASA.GOV
1 Comentário
Uma otima noticia, sem duvida. Mas eu pondero que fim teria levado o HDST (High Definition Space Telescope), que seria o substituto legitimo do Hubble, ja que também trabalharia com luz visivel