O rover Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero em Marte no dia 18 de Fevereiro, mas sua missão científica só começou mesmo no dia 1 de Junho.
Um dos principais objetivos da missão do rover Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana. O rover deve caracterizar a geologia e o antigo clima do planeta, coletar e armazenar as primeiras amostras de rocha e regolito abrindo caminho para a tão sonhada exploração humana de Marte.
A primeira amostra
Apesar da primeira tentativa do rover Perseverance não ter dado certo, no dia 1º de Setembro o rover Perseverance extraiu com sucesso o núcleo de uma rocha marciana que ganhou o apelido carinhoso de “Rochette”.
Depois de completar o processo de extração do núcleo da rocha, o braço do rover manobrou o descaroçador, a broca e o tubo de amostra para que a câmera Mastcam-Z do rover pudesse obter a imagem do conteúdo do tubo ainda não lacrado e transmitir os resultados de volta para a Terra. Depois que os controladores da missão confirmaram a presença do núcleo de 6 centímetros de rocha dentro do tubo, eles enviaram um comando para concluir o processamento da amostra.
Dessa forma a amostra foi transferida para a barriga do rover Perseverance dentro de um tubo com número de série 266. Lá dentro o rover pode medir e obter imagens do núcleo da rocha. Em seguida, o tubo de titânio foi hermeticamente selado, novamente fotografado e depois armazenado pelo rover Perseverance.
“A NASA tem um histórico de definir metas ambiciosas e, em seguida, cumpri-las, refletindo o compromisso de nossa nação com a descoberta e a inovação”
Bill Nelson – Administrador da NASA
Rochette que se prepare
Primeiro você erra, tenta novamente e então acerta e aperfeiçoa o processo garantindo o sucesso das próximas operações. É isso o que a equipe da NASA fará agora.
Por meio da conta oficial do rover Perseverance no Twitter os membros da equipe disseram que pretendem coletar uma segunda amostra da rocha Rochette e percorrer todo o processo de remoção e selagem do tubo sem pausar.
Para fornecer uma atualização sobre o Perseverance a NASA realizará uma coletiva de imprensa virtual na sexta-feira, 10 de setembro às 13:00 horas, horário de Brasília.
A equipe da NASA vai falar sobre o que os instrumentos do rover aprenderam sobre a rocha da qual a amostra foi retirada e as implicações para uma futura missão de recuperação de amostra. Por meio da campanha Mars Sample Return, a NASA e a ESA (Agência Espacial Européia) estão planejando uma série de missões futuras para devolver os tubos de amostra do rover à Terra para um estudo mais detalhado.
Você poderá acompanhar o Briefing ao vivo na televisão da NASA, no aplicativo da NASA, no site da agência e em várias plataformas de mídia social da agência.
Fontes: nasa.gov/mars.nasa.gov/space.com
1 Comentário
Uma excelente noticia