A Inspiration4 é a primeira missão totalmente civil do mundo, e será comandada pelo bilionário Jared Isaacman, de 38 anos. Ele recrutou três pessoas comuns para essa missão em um empreendimento estruturado para arrecadar dinheiro e conscientizar as pesquisas sobre o câncer infantil.
Como tudo começou
Isaacman entrou em contato com a SpaceX e outras empresas espaciais comerciais em 2007, dizendo-lhes que estaria disposto a comprar ingressos a bordo de um voo espacial quando estivessem disponíveis. Mas a missão Inspiration4 só se tornou possível depois que a SpaceX lançou dois astronautas da NASA para a Estação Espacial em junho de 2020 – tornando-se a primeira empresa privada a realizar este feito – e 5 meses depois o lançamento de uma tripulação de quatro pessoas. Issacman e SpaceX começaram a planejar o lançamento do Inspiration4 logo após os testes, anunciando a missão em fevereiro deste ano.
Para onde a Missão Inspiration4 está indo?
A tripulação do Inspiration4 será lançada do Kennedy Space Center, Flórida. No dia 15 de setembro (lembrando que os lançamentos espaciais estão sempre sujeitos a atrasos mecânicos e meteorológicos).
A tripulação não vai atracar com a Estação Espacial. Em vez disso, a cápsula Dragon disparará a 128 quilômetros acima dela em órbita, circulando a Terra a uma altitude de 580 quilômetros. Após três dias no ar, a tripulação do Inspiration4 retornará à Terra, mergulhando nas águas da costa da Flórida.
Como os membros da tripulação foram escolhidos?
O bilionário Isaacman comprou 4 assentos da SpaceX e deu 2 deles para o hospital St. Jude’s. Um deles foi reservado para Hayley Arceneaux, uma médica assistente no hospital e sobrevivente de câncer ósseo na infância.
Para o outro assento foi realizado um sorteio que chegou a arrecadar 13 milhões de dólares para o hospital. O vencedor do sorteio acabou decidindo não se juntar a missão e, em vez disso, transferiu o prêmio – uma viagem ao espaço – para Christopher Sembroski.
O quarto passageiro será Sian Proctor, o vencedor de um concurso de empreendedores promovido pela plataforma de comércio eletrônico Shift4Shop de Isaacman.
Como a equipe está se preparando?
A SpaceX está treinando a tripulação e ensinando os futuros astronautas como funcionar em gravidade zero e sob altas forças G. Eles também estão dominando as habilidades de preparação para emergências – embora a Crew Dragon voe sozinha, a tripulação deve estar pronta para assumir o controle caso o inesperado aconteça. O comandante da missão, Isaacman, adicionou algumas de suas próprias ideias ao treinamento dos astronautas levando os para escalar uma montanha.
Como a SpaceX está envolvida?
A SpaceX está responsável por treinar os astronautas, lançar a tripulação e monitorar a missão conforme ela progride. Isaacman pode estar comandando a espaçonave enquanto ela estiver em órbita, mas para todos os efeitos, a SpaceX servirá como planejador de viagens, companhia aérea, piloto automático, torre de controle e festa de boas-vindas de retorno. A SpaceX até mesmo teve o trabalho de remover a parafernália de ancoragem da Crew Dragon – desnecessária para este voo, porque não se conectará com a ISS – sendo assim, foi instalada uma “cúpula” com janelas para proporcionar uma vista muito melhor para a tripulação.
Como o Hospital St. Jude está envolvido?
A missão Inspiration4 visa arrecadar US$ 200 milhões para o Hospital Infantil St. Jude, metade dos quais Isaacman já está fornecendo de si mesmo. Também visa ajudar a aumentar a conscientização sobre o câncer infantil, pois o Hospital St. Jude é especializado neste tipo de tratamento. Em fevereiro, a arrecadação de fundos teve um início rápido, com US$ 1 milhão em doações no dia seguinte ao anúncio da missão.
O que a Missão Inspiration4 vai fazer no espaço?
A tripulação da Missão Inspiration4 realizará experimentos médicos em condições de gravidade zero, colhendo amostras de sangue, amostrando seus biomas pessoais e limpando as paredes da espaçonave. Eles também terão vistas da cúpula da espaçonave e ligarão para seus entes queridos e pacientes do Hospital St. Jude. Sembroski diz que está planejando apresentar uma música do espaço e o Dr. Proctor dará uma aula de arte.
O comandante da missão, Isaacman, vai levar 32 quilos de lúpulo ao espaço, um ingrediente que adiciona amargor e aroma à cerveja. E quando esse lúpulo retornar à Terra, ele planeja leiloá-lo para uma cervejaria e doar os fundos para o Hospital Infantil St. Jude.
Você poderá acompanhar a Missão Inspiration4 pelo Netflix
A série Netflix quase em tempo real “Countdown: Inspiration4 Mission to Space” – vai ao ar em vários episódios com lançamento no dia 2 de setembro.
O trailer , lançado quinta-feira (19 de agosto) no YouTube, mostra a equipe em treinamento e promete que o Inspiration4 será o “próximo salto épico para os civis”.
A Netflix planeja cinco episódios, junto com a transmissão ao vivo do lançamento no dia 15 de setembro em seu canal no YouTube. Supondo que o lançamento decole dentro do cronograma, no dia 6 de setembro serão liberados dois episódios focados em conhecer a tripulação. A preparação do lançamento entrará em foco em dois episódios que vão ao ar no dia 13 de setembro. O último episódio, em algum momento no final de setembro, contará com a viagem de volta para casa.
A série de documentários será coproduzida pela Time Studios e dirigida por Jason Hehir – criador da série de Michael Jordan “The Last Dance”.
Fontes: inspiration4.com/time.com/Space.com/