Seria um domingo qualquer se não tivéssemos um bilionário indo ao espaço. Acontece que na manhã deste domingo, 11 de Julho, Richard Branson fundador do grupo Virgin e consequentemente da Virgin Galactic, pegou sua bicicletinha e pedalou até a plataforma de lançamento no Spaceport América, antes de sua tão esperada viagem ao espaço.
Branson estacionou alegremente sua bicicleta e a entregou a um membro da equipe e como de costume trocou abraços entusiasmados com o resto dos passageiros do Unity 22: Beth Moses, instrutora chefe de astronautas da Virgin Galactic; Colin Bennett, engenheiro líder de operações da Virgin Galactic; e Sirisha Bandla, vice-presidente de relações governamentais e operações de pesquisa da empresa.
Devido ao mau tempo o voo atrasou 90 minutos. As 11:40h horário de Brasília a tripulação da missão de voo de teste Unity 22 da Virgin Galactic decolou das instalações do Spaceport America da empresa no Novo México subindo a uma altitude de 15.000 metros (50.000 pés) com a ajuda de sua “nave-mãe” VMS Eve, um avião porta-aviões WhiteKnightTwo. Depois de atingir essa altitude, o VMS Eve deixou o avião espacial ir
O veículo SpaceShipTwo, chamado VSS Unity, fez um voo de teste suborbital tripulado bem sucedido a 86 quilômetros acima da superfície da Terra, onde os quatro passageiros e dois pilotos experimentaram cerca de quatro minutos de gravidade zero antes de retornar para o Spaceport América para um pouso suave na pista.
O SpaceShipTwo VSS Unity, tem capacidade máxima para oito pessoas, incluindo dois pilotos e seis passageiros. A empresa pretende começar a lançar clientes em 2022, com ingressos vendidos por US$ 250.000 cada.
Saiba mais sobre a Missão Unity 22 clicando aqui
Fontes: Virgin Galactic/Space.com/Spaceflight Now