O helicóptero Ingenuity da NASA, completou com sucesso seu 14º voo de teste no Planeta Vermelho, demonstrando sua capacidade de voar em Marte nas condições climáticas de verão.
À medida que as temperaturas no local de pouso do pequeno helicóptero na cratera Jezero ficam mais quentes, os rotores da aeronave devem girar mais rápido para conseguir voar. O último voo do Ingenuity, realizado no dia 24 de outubro, foi um “salto” relativamente curto e simples, projetado para testar sua capacidade de voar com velocidades de rotor ligeiramente mais altas – 2.700 rotações por minuto (RPM) em vez de os usuais 2.537 RPM.

Esta câmera é montada na fuselagem do helicóptero e apontada diretamente para baixo para rastrear o solo durante o voo.
Esta imagem foi adquirida em 24 de outubro de 2021 (Sol 241 da missão Perseverance rover) no tempo solar médio local de 12:34:15.
Créditos: NASA / JPL-Caltech
O 14º voo estava originalmente programado para o dia 18 de Setembro, mas acabou atrasando quando a equipe do Ingenuity detectou um problema em dois dos pequenos motores de controle de voo que ajustam a inclinação dos rotores, permitindo que o helicóptero Ingenuity controle sua orientação e posição durante o voo.
O Ingenuity permaneceu com os pés no chão até agora porque Marte passou pela conjunção solar, que ocorre a cada dois anos quando o sol incide diretamente entre a Terra e o Planeta Vermelho, interrompendo comunicações entre os planetas por cerca de duas semanas. No entanto, no dia 21 de outubro, o Ingenuity foi considerado pronto para voar.

Como dançarinos de cada lado de uma enorme fogueira, os dois planetas estão temporariamente invisíveis um para o outro). Créditos: NASA
Durante a conjunção, a NASA parou de enviar comandos para o Ingenuity e seus outros robôs do Planeta Vermelho, incluindo o rover Perseverance. No entanto, o helicóptero marciano e seu parceiro, Perseverance, trocaram atualizações básicas de saúde do sistema aproximadamente uma vez por semana. Esses dados foram transmitidos de volta à Terra após a conjunção, permitindo que as equipes avaliassem o desempenho do Ingenuity nas últimas semanas de inatividade.
Esperava-se que o helicóptero Ingenuity voasse apenas cinco vezes no Planeta Vermelho para testar se o voo motorizado era possível na fina atmosfera de Marte. Mas como essa incrível demonstração de tecnologia foi um verdadeiro sucesso, a NASA fez a transição para que ele começasse explorar o terreno para o rover Perseverance. O sucesso do 14º voo do helicóptero Ingenuity prova que ele ainda é capaz de voar nas próximas semanas e meses em Marte durante o qual mudanças sazonais na superfície resultarão em diminuições na densidade do ar.
Fonte: pl.nasa.gov/mars.nasa.gov/Space.com
1 Comentário
Your comment is awaiting moderation.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Your comment is awaiting moderation.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Your comment is awaiting moderation.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Your comment is awaiting moderation.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Diminuir a densidade do ar é ruim? Excelente post