Uma brilhante bola de fogo amarelo esverdeado cruzou os céus do sul da Inglaterra na noite de domingo, 28 de Fevereiro de 2021. Além do espetáculo visual proporcionado pelo evento, a queda do meteoro causou um forte estrondo sônico.
Um pedaço do meteorito foi encontrado
O meteorito foi rapidamente localizado logo após a sua queda. Os moradores de uma casa em Winchcombe viram manchas pretas em sua garagem na manhã de 1º de março, um dia após a bola de fogo brilhar no céu da Inglaterra. Eles logo coletaram pedaços da rocha espacial que havia feito as marcas e contataram a Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido, que então entrou em contato com o pessoal do Museu de História Natural, onde o meteorito encontra se agora.
O evento de 28 de fevereiro foi capturado por uma série de câmeras, e isso permitiu aos pesquisadores calcular uma provável zona de aterrissagem para os meteoritos e determinar uma trajetória aproximada para o corpo principal. Essas análises indicam que o objeto veio da região externa do cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter, disseram os cientistas.
primeiro meteorito encontrado em 30 anos
A rocha, que pesa quase 300 gramas, é o primeiro meteorito encontrado no Reino Unido desde 1991, dizem os especialistas, e o primeiro condrito carbonáceo conhecido já descoberto no país. Ele foi descoberto na garagem de uma casa em Winchcombe, uma pequena cidade no condado de Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra.
Os condritos carbonáceos são meteoritos especialmente puros e primitivos que geralmente contêm muito material orgânico, incluindo moléculas complexas como aminoácidos. O estudo dos condritos carbonáceos pode lançar luz sobre o início do sistema solar e como os blocos de construção da vida encontraram seu caminho para a Terra, dizem os pesquisadores.
Fonte: Space.com/