Muhammed Faris, o pioneiro sírio que se tornou o primeiro cosmonauta da Síria e o segundo árabe a viajar para o espaço, faleceu aos 72 anos.
Sua morte, ocorreu na sexta-feira (19 de abril) e repercutiu pela mídia síria. Segundo os relatos, Faris morreu após uma longa doença em Türkiye, onde estava vivendo como refugiado desde 2012.
Selecionado como parte do programa Interkosmos da União Soviética em 1985, Faris fez sua única viagem ao espaço em 22 de outubro de 1987, a bordo da Soyuz TM-3, juntamente com os cosmonautas Aleksandr Viktorenko e Aleksandr (Pavlovich) Aleksandrov. Ele se tornou o 12º estrangeiro a voar em uma nave espacial russa e o primeiro a visitar a estação espacial Mir.
Durante sua missão de uma semana, Faris realizou observações da Síria em órbita e participou de experimentos científicos, incluindo o processamento de materiais e experiências biológicas.
“Estamos agora sobrevoando nosso adorável país, a Síria”, disse Faris em uma transmissão ao vivo da Mir. “Neste momento feliz, estou enviando todo o meu mais profundo respeito e amor… a todo o meu povo em todos os lugares.”
Faris também foi o primeiro a levar solo da Terra para o espaço. “Trouxe comigo um frasco contendo solo de Damasco”, disse ele em uma entrevista ao The National, dos Emirados Árabes Unidos, em 2015.
De volta à Terra em 30 de julho de 1987, na Soyuz TM-2, Faris registrou um total de 7 dias, 23 horas e 4 minutos no espaço. Ele foi o 209º pessoa a voar para o espaço e o 202º a orbitar a Terra, de acordo com o Registro de Viajantes Espaciais da Associação de Exploradores Espaciais.
Muhammed Ahmed Faris nasceu em 26 de maio de 1951, em Aleppo, na Síria. Ele se formou na escola de pilotos militares em Aleppo em 1973 e se tornou piloto da Força Aérea Síria, especializando-se em navegação.
Após sua missão, Faris continuou a servir nas forças armadas sírias até 2012, quando desertou e fugiu com sua família para Türkiye. Ele expressou a esperança de um dia retornar à Síria, quando ocorresse uma mudança no regime.
Faris era casado com Gind Akil e tinha cinco filhos.