O último mês deste ano de muitos acontecimentos nos reservou um eclipse solar que será total para alguns e parcial para outros.
Entendendo o Eclipse Solar
Os eclipses solares ocorrem quando do ponto de vista da Terra a Lua parece passar na frente do Sol. Quando eles se alinham a lua cobre todo o sol e causa um eclipse total, enquanto em outras vezes ela cobre apenas parte do sol em um eclipse parcial. Não há eclipse solar todos os meses porque a órbita da lua está inclinada em relação ao sol e nem sempre se alinha com a estrela.
Como será o eclipse solar de 2020 no Brasil
No Brasil, o eclipse será observado em sua forma parcial. Quanto mais ao Sul do Brasil você estiver, melhor! Veja abaixo os horários de visualização do eclipse em cada capital do país onde ele será visível
- Porto Alegre: ápice às 13:51 (54%): 27°C, parcialmente nublado
- Florianópolis: ápice às 13h58 (45%): 25°C, nublado
- Curitiba: ápice às 13h57 (37%): 26°C, com possibilidade de chuvas
- São Paulo: ápice às 14h05 (32%): 29°C, com possibilidade de chuvas
- Rio de Janeiro: ápice às 14h14 (31%): 31°C, com possibilidade de chuvas
- Belo Horizonte: ápice às 14h13 (21%): 28°C, parcialmente nublado
- Brasília: ápice às 14h03 (8,5%): 29°C, parcialmente nublado
- Salvador: ápice às 14h30 (6%): 28°C, ensolarado
Importante: Nunca olhe diretamente para o sol sem os óculos de segurança adequados, pois isso pode causar graves danos aos olhos (embora a observação durante a breve fase de totalidade possa ser feita com cuidado). Os cientistas usam filtros especiais em binóculos e telescópios para observar eclipses solares com segurança.
Nunca tente fazer seu próprio filtro. Além da luz visível, o Sol também produz quantidades prodigiosas de radiação infravermelha e ultravioleta que ainda não podem ser vistas e podem causar danos aos olhos. Mesmo que um filtro caseiro pareça adequado, ele pode permitir que essa radiação invisível passe.
Assista o eclipse ao vivo através do YouTube
Se na sua cidade o eclipse não for visível ou se as condições climáticas impedirem a sua observação, recomendo que assistam a transmissão ao vivo no canal Space Today, no YouTube.
Também recomendo que você acesse o site: https://in-the-sky.org/ pois através deste site é possível obter uma informação mais detalhada sobre o eclipse na sua cidade, inclusive com gráficos a disposição!
Desejo bons céus a todos!
Créditos: Space.com/In-the-sky.org/